27 ABR 2023
Parque Central recebe feira de adoção “Eu amo, Eu adoto” neste domingo
Divulgação/PSA
Iniciativa vai ocorrer na tenda azul, das 10h às 15h, e vai disponibilizar mais de 130 animais de todas as idades
Santo André, 27 de abril de 2023 - O Parque Central, em Santo André, vai receber neste domingo (30) mais uma edição da tradicional feira de adoção “Eu amo, Eu adoto”. O evento será realizado na tenda azul, das 10h às 15h, e vai reunir mais de 130 peludos entre cães e gatos resgatados por protetoras e animais que estão tutelados pela Gerência de Controle de Zoonoses.

“Mais uma feira de adoção e mais uma oportunidade para levar um companheiro para casa. As últimas edições do evento no Parque Central estão sendo muito legais, com grande presença de público e recordes no números de cães e gatos adotados. Isso mostra a confiança da população no trabalho responsável que vem sendo realizado pela nossa equipe da Gerência de Controle de Zoonoses”, destaca o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

Há cerca de um mês a vida da empresária Maria Angélica Urbano, de 49 anos, mudou quando decidiu aumentar a família e acolheu dois gatinhos da feira de adoção.

“No primeiro momento, quando chegamos na feira, a intenção era adotar um gatinho, mas quando descobrimos que eram irmãos e inseparáveis , meu coração não aguentou e decidi adotar os dois. Com toda certeza, foi a melhor coisa que eu fiz”, diz a moradora do bairro Metalúrgica. “Eles são muito dóceis, fazem bagunça e deixam a casa com vida. Estamos muito felizes em tê-los como parte da família”.

A vira-lata Meg, de 7 anos, infelizmente ainda não teve a sorte dos gatinhos adotados e, apesar de já ter participado de várias edições da feira, continua à procura de uma família para chamar de sua.

“Eu e a minha mãe participamos da feira há dois anos e já conseguimos doar mais de 50 animais. A Meg já participou de seis ou sete feiras de adoção, mas adulto é muito difícil de conseguir um lar. Ela tem 7 anos, é uma ótima companheira, com perfil muito tranquilo, adora um sofá e carinho. Já está castrada, vermifugada, vacinada e doida para encontrar uma família pra ela”, diz a agente de desenvolvimento infantil,  Ariane Santana Ferreira.

Apesar de a maioria dos adotantes procurar por filhotes, há muitas vantagens em adotar um animal adulto. Por mais que seja possível ter uma estimativa de qual será o porte de filhote, isso pode variar. Um animal adulto já atingiu o tamanho limite e formou a personalidade. Então, nada de surpresas no futuro, o que garante que a escolha do animal seja de acordo com o perfil do tutor e a socialização com outros animais e crianças seja mais fácil.

Sobre a feira - Lançada em 2017, a feira de adoção “Eu amo, eu adoto” já garantiu um novo lar para mais de 2,6 mil animais. Para adotar, o interessado deve ter mais de 18 anos, apresentar o comprovante de endereço com o nome do proprietário, além dos documentos pessoais, como RG e CPF. O adotante passará por breve entrevista, inclusive com assinatura do termo de compromisso pela posse responsável.

O processo de adoção contribui para a redução do número de animais abandonados nas ruas, prevenindo agressões, acidentes de trânsito, maus tratos e crueldade. Os novos tutores deverão exercer a posse responsável, que não implique em um novo abandono. Toda a adoção deve ser feita com muito critério e responsabilidade.

A feira de adoção é realizada sempre no último domingo do mês, na tenda azul do Parque Central, das 10h às 15h. O endereço é Rua José Bonifácio, s/n, na Vila Assunção.

Serviço:
Feira de Adoção "Eu amo, eu adoto"
Data: 30/4/23 (domingo)
Local: Tenda azul do Parque Central