01 MAI 2023
Santo André inicia campanha do Maio Amarelo
Tema deste ano será 'No trânsito, escolha a vida' e visa conscientizar todos os públicos para um comportamento seguro em ruas e avenidas
Santo André, 30 de abril de 2023 - A Prefeitura de Santo André começa nesta segunda-feira (1º) mais uma edição do Maio Amarelo, com objetivo de conscientizar e orientar motoristas, pedestres e alunos das escolas. O tema de 2023, quando a campanha completa dez anos, será 'No trânsito, escolha a vida'.

A iniciativa visa reduzir o número de mortes por acidentes e sinistros de trânsito, além de elucidar dúvidas sobre as regras de educação e de comportamento seguro nas ruas e avenidas.

A primeira atividade acontecerá nesta segunda-feira e será a “Pista Certa”, realizada em parceria com a Fundação Mapfre. A ação, que vai acontecer no Parque Regional da Criança Palhaço Estremilique durante todo o dia, inclui contação de histórias e a utilização de bicicletas em um circuito que simula o trânsito em um espaço cenográfico com estrutura modular e itinerante.

Outra ação que acontecerá durante o mês de maio será o Cimob (Circuito Itinerante de Mobilidade), que consiste em uma estrutura móvel que simula uma cidade que possui sinalização, com ruas, semáforos, placas e faixa de pedestres. Esta ação será realizada com alunos de várias Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) da cidade.

O Mister Mão, personagem que é símbolo das campanhas de conscientização, estará em vários cruzamentos da cidade, e também na porta de escolas durante o mês de maio. Ele vai orientar os pedestres durante a travessia para que a mesma ocorra de forma segura e também vai alertar para uma mudança de comportamento daqueles que não utilizam a faixa.

Os alunos das Emeiefs da cidade também vão utilizar o Centro de Educação para a Mobilidade, localizado na Sabina - Escola Parque do Conhecimento, para participar de atividades educativas. O objetivo é que os pequenos, de forma lúdica, repassem a mensagem de um trânsito mais seguro e responsável.

Além das ações listadas que acontecerão durante todo o mês, o Maio Amarelo em Santo André vai promover duas palestras sobre trânsito seguro em parceria com a Braskem (dia 22) e com a Bridgestone (dia 23). Ambas acontecerão em escolas municipais, respectivamente, na Emeief Papa João XXIII e na Emeief Benedito Gomes de Araújo.

O calendário completo do Maio Amarelo em Santo André está disponível no link https://l1nq.com/oKksP
Autor: Daniel Betega