05 MAI 2023
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Santo André interdita trecho da Avenida Industrial para obras no Viaduto Castelo Branco
Medida compreende mais uma etapa das intervenções que vão compor o futuro Complexo Viário e Parque Urbano Santa Teresinha
Santo André, 5 de maio de 2023 - A Prefeitura de Santo André vai interditar, a partir da próxima segunda-feira (8), trecho da Avenida Industrial, na altura da Praça Presidente Roosevelt, para avanço das obras de revitalização e reforço estrutural do Viaduto Presidente Castelo Branco.

A interdição deve durar 30 dias e o Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) manterá monitoramento da área, bem como o destacamento de agentes na região para orientar o tráfego.

Por conta desta interdição, o DET vai implementar rota alternativa de acesso pela Avenida Presidente Roosevelt, onde os motoristas deverão seguir as placas indicativas de acesso para a região central e segundo subdistrito.

As obras de recuperação estrutural do Viaduto Presidente Castelo Branco estão sendo realizadas na parte superior do complexo, que liga a Avenida Prestes Maia à Avenida dos Estados e ao bairro Santa Teresinha.

As intervenções têm a finalidade de garantir que a estrutura comporte o aumento na volumetria de tráfego após a entrega do conjunto de pontes e viadutos que vão compor o Complexo Viário Santa Teresinha.

Maior obra de mobilidade - As obras do Complexo Santa Teresinha, maior obra de mobilidade já realizada na cidade nos últimos anos, são divididas em fases e vão eliminar cruzamentos da Avenida dos Estados com a saída do Viaduto Presidente Castelo Branco e a travessia do Rio Tamanduateí.

Com a criação das novas alças elevadas, será possível reduzir o número de cruzamentos em nível e melhorar a fluidez dos motoristas que trafegam nos dois sentidos do Viaduto Castelo Branco para acessar o primeiro e segundo subdistritos.

Além disso, as novas pistas do Complexo Santa Teresinha vão contar com acessibilidade para pedestres e ciclistas, visando garantir maior segurança viária, além da criação de um parque linear sob os viadutos.

O custo de todas as intervenções, que incluem o reforço estrutural do viaduto, criação das pistas elevadas que vão eliminar os cruzamentos existentes e o parque linear, é de R$ 145 milhões. O pacote de intervenções de mobilidade conta com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
Autor: Daniel Betega