09 MAI 2023
GCM de Santo André prende agressor que mantinha ex-mulher em cárcere privado
Vítima, que tem medida protetiva em vigor, acionou botão do pânico para alertar equipe da Patrulha Maria da Penha
Santo André, 9 de maio de 2023 - A Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André, foi acionada na manhã desta terça-feira (9), após o botão do pânico ser acionado para atendimento de ocorrência envolvendo descumprimento de medida protetiva.

Ao chegar no endereço da vítima, na Rua Juquiá, os GCMs encontraram o ex-marido dentro da residência. A mulher, ao ser questionada durante o atendimento da ocorrência, disse que era mantida em cárcere privado desde o último domingo (7).

O agressor, ao ser abordado, teve suas informações levantadas e foi constatado que ele foi detido no ano passado pelo mesmo crime. A ocorrência foi registrada no 6º Distrito Policial de Santo André, na Vila Mazzei, e o homem foi preso em flagrante.

Botão do pânico - O sistema é disponibilizado exclusivamente para as mulheres que possuem medidas protetivas vigentes e que são atendidas pelo programa Patrulha Maria da Penha.

Nas situações de risco à integridade física destas mulheres, a vítima aciona um botão desta ferramenta e um alarme soa no COI (Centro de Operações Integradas) da Prefeitura e também na sede da GCM.

A partir do acionamento do dispositivo pela vítima, os GCMs conseguem aferir, por meio da geolocalização da vítima, o endereço exato de onde o chamado partiu, além de mostrar a identificação e foto da vítima e do agressor, com quem é válida a medida protetiva.

Além do botão do pânico, a GCM criou uma cartilha com orientações importantes para mulheres atendidas pela Patrulha Maria da Penha. A publicação, feita em parceria com a Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), será distribuída para mulheres que contam com medidas protetivas vigentes.

Questões fundamentais na proteção destas mulheres são abordadas na publicação, desde a importância da criação e inserção dessas mulheres em uma rede de proteção e cuidado, além de noções de como devem se proteger dos vários tipos de violência, bem como entender qual a origem desse ciclo.

A cartilha está disponível no link https://web.santoandre.sp.gov.br/portal/secretarias-paginas/308/patrulha-maria-da-penha/

Autor: Daniel Betega