15 MAI 2023
Santo André entrega primeiros kits do programa Mãe Andreense
Iniciativa vai presentear com uma bolsa maternidade completa mães e pais que fizerem o pré-natal e tiverem filhos na rede pública andreense
Vídeo: https://we.tl/t-gJrkioKufQ

Santo André, 13 de maio de 2023 – A Prefeitura de Santo André entregou neste sábado (13), véspera do Dia das Mães, os primeiros kits do programa Mãe Andreense. O casal Ana Cristina Ferreira Paixão, 26 anos, e Leonardo Alves Paixão, 34, que teve o filho Davi Ferreira Paixão na última quinta-feira (11) no Hospital da Mulher, foi o primeiro a receber o kit, que conta com itens de higiene, fralda, cobertor, trocador, troca de roupa para o bebê, além da bolsa maternidade.

O programa, que é uma iniciativa do Núcleo de Inovação Social em parceria com a Secretaria de Saúde, tem como meta incentivar mães e pais a realizarem o pré-natal, que é de suma importância porque é considerado o primeiro passo para um parto e nascimento saudável. Todas as mamães que comparecerem regularmente às consultas do pré-natal na rede municipal de Santo André e tiverem o parto no Hospital da Mulher vão ganhar o kit do programa Mãe Andreense.

“Foi muito especial compartilhar o momento com esse casal que recebeu o primeiro kit do Mãe Andreense. Tenho certeza que será muito importante para eles neste momento em que acabaram de se tornar mãe e pai do Davi. Essa é uma iniciativa importante do Núcleo de Inovação Social em parceria com a Secretaria de Saúde, que qualifica e humaniza ainda mais o atendimento que oferecemos para a nossa gente”, comentou o prefeito Paulo Serra, que estava acompanhado da primeira-dama e deputada estadual, Ana Carolina Serra, do secretário de Saúde, Gilvan Junior, e da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Claudia Fabris.

Além dos kits, o Mãe Andreense vai garantir o desenvolvimento de ações e serviços de promoção, prevenção e assistência integral à saúde da gestante durante o pré-natal, parto e pós-parto, além da assistência integral à saúde da criança desde seu nascimento até completar dois anos de idade. O programa foi lançado em março deste ano.

No período gestacional, as mamães receberão todas as consultas e exames necessários e também participarão do curso para gestante ministrado por uma equipe multiprofissional composta por médicas, enfermeiras e nutricionistas e uma visita guiada à maternidade.

“Programa muito importante que traz um cuidado integral com a saúde da mulher, desde a menarca (que é a primeira menstruação), por toda a vida, até esse momento em que ela se torna mãe e segue cuidando do filho até a menopausa. Não podíamos deixar de estar aqui neste momento tão importante, véspera do Dia das Mães, para participar da entrega deste primeiro kit”, pontuou Ana Carolina Serra.

"Estamos muito felizes por poder entregar esses primeiros kits na véspera do Dia das Mães. É um incentivo que o Núcleo de Inovação Social e a Secretaria de Saúde de Santo André estão dando para as munícipes realizarem regularmente as consultas do pré-natal, que é muito importante para que o parto tenha um final feliz”, afirmou o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

Autor: Anderson Fattori