15 MAI 2023
Famílias visitam creche em Santo André e conhecem merenda oferecida às crianças
Ação realizada nesta segunda na unidade escolar celebrou o Dia Internacional da Família

Santo Andre, 15 de maio de 2023 - Nesta segunda-feira (15), pais, mães, avôs, avós, tios, tias, irmãos e outros integrantes do núcleo familiar participaram de uma experiência diferente na creche Angela Masiero, na Vila Junqueira, em Santo André. Para comemorar o Dia Internacional da Família, os entes puderam conhecer e acompanhar a refeição oferecida às crianças.

No ar, um aroma maravilhoso a partir da mistura dos ingredientes das receitas. No cardápio, sopa de feijão como prato principal e fatias de maçã de sobremesa. Não foram poucas as crianças que rasparam os pratinhos e pediram mais, repetindo a merenda, para satisfação dos familiares presentes.

“É minha segunda filha aqui na creche, então a gente já teve uma experiência espetacular na introdução alimentar. As crianças se divertem comendo, hoje aqui ela comeu e repetiu, então é muito legal a gente poder conhecer a vivência das crianças nos ambientes da escola”, ressaltou Renata Viaboni, mãe da pequena Liz e do Théo. “Quando o Théo entrou (na creche), foi muito importante para a gente essa prática (relativa à alimentação), então por isso nossa escolha em permanecer com a Liz. Percebemos que existe um cuidado especial com a alimentação das crianças, não só na quantidade, mas na qualidade”.

“A independência que a gente vê em casa e viu dela aqui hoje, com ela comendo bastante, é muito importante. Alimentação saudável é essencial e a gente vê o quanto aprendeu a comer sozinha e de maneira saudável, chega em casa falando tudo o que comeu, então é muito legal”, ressaltou Nathália Ferreira, mãe da Daniela, que acompanhou atentamente à mãe no colo do pai, Gustavo Santos.

Para a diretora da creche, Vanessa Figueiredo, o desenvolvimento da alimentação – sobretudo de maneira saudável – é uma das principais preocupações na unidade escolar, tanto para que as crianças possam comer bem, quanto para que as famílias entendam os conceitos e possam inclusive introduzir e reproduzir em casa.

“Esse movimento de trazer as famílias para dentro da creche vem sendo frequente na nossa unidade. Esse momento da alimentação gera bastante dúvida nas famílias. Nós compartilhamos semanalmente o cardápio, mas é diferente sentir o cheiro, ver a aparência. Acredito que esse é o caminho para a gente mostrar nosso trabalho, para que a família esteja junto, aqui, dentro da rotina, para ter confiança no nosso trabalho. Esse espaço aqui é deles”, destacou a diretora. “Faz muito sentido e é muito satisfatório ver as famílias aqui e as crianças comendo e se alimentando. Oferecer essa possibilidade nutritiva é nosso papel social e político enquanto espaço público de educação.”

“Quando a Prefeitura inseriu o Plano Nacional de Alimentação Escolar, as famílias demoraram um pouco a entender esse contexto do açúcar, do sal, o quanto esses ingredientes fazem mal para o desenvolvimento e saúde das crianças. Então esses familiares estarem aqui é importante para que possam entender o quanto a alimentação saudável é necessária e o quanto as crianças precisam. E nada fora do que as famílias têm em casa. Tentamos compartilhar o cardápio para dar a oportunidade de uma transição para que possam inserir e ofertar em casa, estabelecendo pontes”, continuou Vanessa Figueiredo.

De dentro da cozinha, entre uma turma e outra, a merendeira Kelly Dias deixou a vergonha de lado para falar sobre seu sentimento em preparar a refeição das crianças – são 170 por dia na creche Angela Masiero. “A satisfação é grande em ver a criançada comer, se alimentar. A gente prepara com todo carinho”, disse ela, ressaltando algumas das adequações realizadas no preparo. “Zero açúcar. Adoçamos com banana, com beterraba, com cacau. Existe todo um cuidado na preparação, quanto à higiene, retirada de amostra, medição de temperatura, controle total”, emendou.

Adaptação - A Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), que é responsável pelas merendas na rede municipal de ensino, tem adotado medidas para garantir uma alimentação cada vez mais saudável aos alunos. Uma das iniciativas é o programa Crescer Saudável, voltado a crianças de 0 a 3 anos de idade.

A partir desta iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria de Educação, a Craisa passou a fazer uso de produtos agrícolas com frutose, que contém o açúcar natural dos alimentos, para adoçar o leite oferecido aos cerca de 8 mil alunos desta faixa etária.

O programa Crescer Saudável atende ao que determina o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), que veda a adição de açúcar ultraprocessado no preparo de bebidas para crianças entre 0 e 3 anos.

Programa Merenda Legal - As refeições nas creches e Emeiefs incluem desjejum, almoço para as turmas da manhã e da tarde, e lanche da tarde. Todos os responsáveis têm acesso às informações do cardápio via WhatsApp ou no site da Prefeitura. Todos os dias,são distribuídas 65 mil refeições nas unidades escolares.

Além disso, o cardápio permanece fixado nas cozinhas das escolas sendo disponibilizado para a comunidade escolar, conforme Resolução FNDE Nº 06/2020. As referências nutricionais são baseadas na Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO); e as referências de carboidrato, proteína e lipídio de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

| Texto: Dérek Bittencourt
dcbittencourt@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142