18 MAI 2023
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Santo André conclui instalação de Muralha Eletrônica com tecnologia de reconhecimento facial
Sistema, formado por câmeras instaladas nas áreas de limite com outras cidades, realiza leitura de placas de veículos e está apto a receber dados para identificar procurados pela Justiça
Vídeo: https://we.tl/t-rVOk90Ib9N

Santo André, 17 de maio de 2023 - A Prefeitura de Santo André concluiu a instalação das câmeras de monitoramento que integram a Muralha Eletrônica de Segurança, sistema que começou a ser implementado em setembro do ano passado. O serviço de inteligência digital, em parceria com o sistema Detecta, realiza a leitura de placas de veículos que cruzam as áreas de limite com outros municípios.

Assim como as demais câmeras de monitoramento da cidade, os 25 equipamentos que integram a Muralha Eletrônica de Segurança possuem também a tecnologia de reconhecimento facial. Isso significa que o sistema está apto a processar imagens a receber dados que poderão ser utilizados para identificar procurados pela Justiça.

“A criação da Muralha Eletrônica é uma entre várias ações que visam proporcionar mais segurança para nossa gente e vai ajudar a reduzir o número de roubos e furtos de veículos. Estamos em diálogo com a Secretaria Estadual da Segurança Pública para utilizar esta tecnologia de reconhecimento facial na identificação de pessoas foragidas”, afirma o prefeito Paulo Serra.

A Muralha Eletrônica de Segurança permite o compartilhamento de dados coletados por meio da placa dos veículos ou do reconhecimento facial para identificar, por exemplo, carros que entram ou saem na cidade que sejam produto de roubo ou furto, caminhões que façam descarte irregular, vans, motos e ônibus que também tenham alguma queixa registrada via Copom (Centro de Operações da Polícia Militar do Estado de São Paulo).

Outra funcionalidade integrada e utilizada neste sistema é o chamado portal OCR (Optical Character Recognition), que nada mais é que o 'CPF' do veículo, onde será possível realizar toda a identificação e a informação coletada poderá ser compartilhada com outras câmeras. Este sistema pode ser, inclusive, facilmente agregado a outros serviços de monitoramento e de segurança.

O prefeito Paulo Serra reforça o comprometimento da gestão em proporcionar equipamentos e sistemas inovadores para o combate ao crime. "Criar um cinturão de segurança é uma ferramenta extremamente eficaz para que Santo André seja uma cidade cada vez mais segura. Além disso, a instalação desses sistemas inovadores nos permite ter um tempo de resposta muito menor no atendimento de ocorrências e acionamento das forças de segurança", finaliza.

| Texto: Daniel Betega

Autor: Daniel Betega