19 MAI 2023
Santo André faz homenagem para mães no Dia Mundial da Doação de Leite Humano
Divulgação/PSA
Hospital da Mulher conta com 42 doadoras fixas que ajudam a alimentar 44% dos bebês que estão internados na UTI neonatal
Santo André, 19 de maio de 2023 - Para celebrar o Dia Mundial da Doação de Leite Humano, comemorado em 19 de maio, o Hospital da Mulher de Santo André homenageou 15 doadoras na manhã desta sexta-feira (19). O evento foi marcado por muita emoção e pelo sentimento de gratidão, tanto das mães que têm a possibilidade de doar e ajudar outras crianças, quanto das mães dos bebês que recebem esse alimento tão importante.

A homenagem incluiu café da manhã especial, entrega de certificado, além da distribuição das naninhas do riso. A estudante Thaísa Timóteo de Lima, de 24 anos, é mãe dos gêmeos Matheus e Mathias, que nasceram com prematuridade extrema e estão internados na UTI neonatal do hospital há três meses. A moradora do Jardim Santo André participou da ação e agradeceu todas as doadoras que ajudam a manter a vida dos seus filhos.

“Nem sempre a minha produção é suficiente e por isso preciso de ajuda. Eu me sinto muito grata e acolhida, recebo apoio de muitas mães e tenho a segurança que eles estão recebendo o melhor alimento. Eles são muito frágeis e o leite materno é a melhor fonte de vitamina para os bebês”, disse Thaísa Timóteo de Lima.

O leite materno recebido pelo hospital para quem doa pode ser pouco, mas para o bebê, que depende do alimento para sobreviver, toda gota importa.

"Quando uma mãe doa o leite materno para uma outra criança é como se essa mãe doadora estivesse conectada em uma grande rede com a mãe do bebê. É um gesto de amor puro, de empatia, de proteção. O banco de leite do Hospital da Mulher se constitui como um elo importante entre quem precisa e quem pode doar", pontuou o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

A professora de educação especial, Gleyce Mazzuchelli, de 32 anos, é mãe da pequena Elisa, de 5 meses, e desde o nascimento da filha, contribui com a doação do leite excedente. Semanalmente são doados aproximadamente três litros de leite.

“Esta é a minha segunda gestação, estudei bastante sobre a amamentação e aprendi ainda mais sobre a importância do aleitamento exclusivo para o desenvolvimento e crescimento do bebê, sobretudo para o seu sistema imunológico. No entanto, até então não pensava em doar leite”, contou Gleyce Mazzuchelli.

De acordo com Gleyce, a ideia de doar partiu com o estímulo da família. “Minha avó recordou que uma prima nossa havia tido bebê alguns há alguns anos, não conseguia produzir leite suficiente e precisou recorrer ao banco de leite do Hospital da Mulher para alimentar a criança”, disse.

“Eu me sinto muito honrada em poder contribuir com meu leite para o crescimento e desenvolvimento desses bebezinhos. Deus me abençoou com o privilégio de produzir leite para além da minha bebê. O mínimo que poderia fazer é compartilhar esse alimento tão importante com outras famílias”, completou Gleyce.

A técnica em química Beatriz Rodrigues da Silveira Santos, de 35 anos, lembra que a sua história com o banco de leite teve início em maio de 2022, quando começou a pesquisar sobre retirada e o armazenamento adequado do leite materno, para o retorno ao trabalho. Na época, o seu filho Jonas tinha cinco meses e necessitava ir para a escolinha.

“No dia 19 de maio vi nas redes sociais que era o dia da doação de leite materno. Pesquisando sobre o assunto, cheguei ao banco de leite de Santo André e iniciei as doações. Após o meu retorno ao trabalho passei a fazer as entregas diretamente no hospital, e desde então sigo com a doação, a cada 15 dias, respeitando as normas para armazenamento e transporte”, disse.

Beneficiados - Atualmente 44% dos bebês internados na UTI do Hospital da Mulher são beneficiados com o leite humano pasteurizado, proveniente do banco de leite. Neste momento o Hospital da Mulher conta com 20 litros de leite em estoque, o que representa 20% do volume ideal de abastecimento. Apesar de contar com 42 doadoras fixas, o hospital constantemente trabalha na busca ativa de novas doadoras para garantir o abastecimento do estoque. Cada frasco de leite pode beneficiar até 20 bebês. Toda mulher que está amamentando é uma potencial doadora.

Como doar - O Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher atende de segunda a sexta, das 8h às 18h. Para doar, é preciso ligar no telefone 4478-5048 ou 4478-5027. É realizado um cadastro e agendada uma visita à casa da doadora para o recolhimento do leite. A mãe deverá retirar o excedente e armazená-lo segundo orientações.

Autor: Rafaela Mazarin