19 MAI 2023
OBRAS PÚBLICAS
Santo André e Governo de São Paulo entregam revitalização da Avenida dos Estados
Obras incluem 17 quilômetros de asfalto novo, iluminação em LED, intervenções de drenagem, entre outras benfeitorias

Santo André, 19 de maio de 2023 - A Prefeitura de Santo André e o Governo do Estado entregaram nesta sexta-feira (19) as obras de revitalização da Avenida dos Estados, importante eixo de ligação com os municípios de São Paulo, São Caetano e Mauá. O evento marcou a primeira inauguração feita pelo governador Tarcísio de Freitas no ABC.

As intervenções contaram com investimento de aproximadamente R$ 78 milhões e contemplaram cerca de 17 km de asfalto novo, em ambos os sentidos da via. Do total de R$ 77,8 milhões investidos na obra, R$ 43,3 milhões foram custeados pelo próprio município e outros R$ 34,5 milhões são oriundos de convênios com o Governo do Estado.

“O Paulo Serra disse que tem de aprender comigo e a gente vê outro traço, outra característica do prefeito, que é a humildade. Ele não tem nada para aprender comigo, eu que vou aprender com ele, porque é grande prefeito, vem fazendo a diferença. Acompanho o trabalho há muito tempo, vi o que fez por Santo André e tenho orgulho de estar aqui hoje prestigiando essa entrega, mas, sobretudo, um trabalho de um gestor público que tem feito a diferença, que é credor de toda nossa admiração e ele, sim, um exemplo para mim, tenho que me espelhar no trabalho do Paulo”, exaltou o governador Tarcísio de Freitas.

Além do prefeito Paulo Serra e do governador Tarcísio de Freitas, a inauguração contou com a presença de dois deputados federais (Alex Manente e Fernando Marangoni), quatro deputados estaduais (Ana Carolina Serra, Altair Moraes, Atila Jacomussi e Vinicius Camarinha), três prefeitos (de Mauá, Marcelo Oliveira, de Diadema, José de Filippi Júnior, e de Ribeirão Pires, Guto Volpi), vereadores andreenses e das outras cidades da região, entre outras autoridades. O evento ocorreu no centro logístico MBigucci Business Park, localizado na Avenida dos Estados.

A revitalização vai beneficiar cerca de 30 mil motoristas que circulam pela Avenida dos Estados diariamente. Além do recapeamento de 16,8 quilômetros da via, as intervenções contemplaram a instalação de 510 luminárias LED, que substituíram antigos modelos de vapor de sódio. Foram instalados ainda 495 novos postes e 13,31 quilômetros de new jerseys (blocos de concreto) ao longo da avenida, às margens do Rio Tamanduateí.

“O que está simbolizado aqui nessa obra é muito mais do que recapeamento, iluminação e canalização. Estamos vendo aqui o fruto dessa revitalização. A Avenida dos Estados, que é e sempre foi um dos principais eixos logísticos do país, por ligar o maior porto brasileiro com o maior aeroporto, por ligar o interior do Estado com o litoral, por fazer essa conexão da Capital com a Região Metropolitana, ela tinha esse papel, mas não tinha estrutura para suportar. Era conhecida como ‘Avenida dos Estragos’, por tantos carros que furavam os pneus, pelas enchentes e por outras mazelas. E ela recuperada mostra para a iniciativa privada, não só para os moradores, que se pode voltar a investir nesse eixo, porque tem atenção do governo do Estado e municipal”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

O pacote de intervenções inclui ainda a limpeza de 609 bocas de lobo, além da reforma de travessias, sarjetas e guias, instalação de trechos de contenção e estabilização das margens do Rio Tamanduateí, além de trocas de tubulações, entre outras benfeitorias.

“Aqui é uma grande obra de revitalização, e é interessante porque se a gente resgatar o histórico vai ver que houve grande mobilização popular e da sociedade civil para mudar uma realidade de uma via cheia de buracos, que causava problema, transtorno, que tinha desmoronamento, erosão, e agora estamos com uma avenida revitalizada. Não foi feito apenas serviço de recapeamento e sinalização, mas também canalização, drenagem, paisagismo e iluminação, esta que é fundamental para segurança”, completou o governador Tarcísio de Freitas.

| Texto: Dérek Bittencourt
dcbittencourt@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142