22 MAI 2023
SEMASA
Santo André apresenta trabalhos sobre catadores e coleta em condomínios em congresso de saneamento
Evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e conta com trabalhos de todo o país

Santo André, 22 de maio de 2023 – Para compartilhar a experiência de Santo André em relação às políticas públicas voltadas à valorização dos catadores de material reciclável, representantes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) apresentaram nesta segunda-feira (22) trabalho técnico durante o 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, promovido pela Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), que ocorre em Belo Horizonte (MG). Além disso, a autarquia abordou sobre o projeto Meu Condomínio Recicla, em formato de pôster digital.

A apresentação técnica com o tema “catadores” trouxe elementos que contam o histórico das ações andreenses voltadas ao fortalecimento de políticas públicas para estes trabalhadores, que, na maioria das vezes, trabalham em condições precárias e sofrem com as mais diversas formas de desigualdade.

Santo André realizou um mapeamento destes profissionais no fim de 2021, constando que havia mais de 1,8 mil pessoas trabalhando com a coleta e venda de resíduos recicláveis no município. Mais de 60% dos entrevistados têm entre 40 e mais de 60 anos e 52,9% ganham menos de um salário mínimo. Além disso, quase 70% escolheram esta atividade por não conseguir emprego formal.

A pesquisa ocorreu por meio do programa Sanear Santo André, financiado pela CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina). Em decorrência do estudo, foi produzido o livro “Um olhar integrado sobre os catadores de materiais recicláveis de Santo André”, promovida uma exposição em painéis com dados e conclusões da pesquisa e realizado um seminário, que trouxe a participação de outras entidades, com o objetivo discutir e traçar caminhos e soluções para melhorar a vida e o trabalho desses profissionais.

Ainda, por meio de parceria entre o Semasa, secretarias da Prefeitura e o Sebrae, foi elaborado o Plano Municipal de Inclusão Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis, documento norteador que objetiva incluir os profissionais no sistema de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, a partir do oferecimento de ações e programas que visam o desenvolvimento humano, a capacitação profissional e a geração de trabalho e renda dos catadores, de modo que eles possam deixar a condição de vulnerabilidade socioeconômica em que geralmente vivem.

Ao final da apresentação, o público presente pôde comentar e tirar dúvidas sobre as ações realizadas pelo Semasa, inclusive compartilhando experiências de outros estados, como Pará e Amazonas. A versão digital do livro sobre os catadores, lançado pela autarquia em junho do ano passado, está disponível no site www.semasa.sp.gov.br.

Meu Condomínio Recicla - Voltado especificamente para fomento e adesão dos edifícios residenciais à coleta seletiva, o projeto Meu Condomínio Recicla também foi um dos trabalhos selecionados pela organização do Congresso e exposto em formato e-pôster (pôster digital).

Atualmente, a iniciativa está presente em 428 condomínios da cidade e todos os resíduos secos coletados nestes espaços são enviados integralmente às duas cooperativas de reciclagem.
| Texto: Paloma Alvarez
imprensasemasa@semasa.sp.gov.br / 4433-9003