22 MAI 2023
TURISMO
Santo André é destino recomendado em quatro guias da Secretaria Estadual de Turismo
Inclusão da cidade nas publicações representa que município está se consolidando como destino turístico relevante no Estado
Santo André, 22 de maio de 2023 - Um dos principais pontos turísticos de Santo André, a vila inglesa de Paranapiacaba é destaque do Guia de Rotas Turísticas do Estado de São Paulo sobre a Capital e Entorno, lançado pela Secretaria de Turismo e Viagens do Governo do Estado de São Paulo. A publicação tem o objetivo de mostrar o que há de melhor em cada região e ajudar o turista a descobrir um pouco mais sobre a cultura, gastronomia e natureza no território paulista.

Santo André também está presente em outros três guias turísticos temáticos produzidos pela pasta. No Guia do Cicloturismo no Estado, a região ABCTur - Rota da Natureza e da Indústria, a qual Santo André pertence, traz informações sobre as rotas Caminho do Sal e Rota da Madeira, também em Paranapiacaba.

O Guia do Turismo de Compras e Moda traz informações sobre os centros comerciais da cidade, com destaque para o Calçadão da Oliveira Lima. E o Guia da Diversidade recomenda o Santuário Nacional da Umbanda como opção para o afroturismo. A Sabina - Escola Parque do Conhecimento, espaço de ciência e educação, é a sugestão para pessoas com mobilidade reduzida e o Espaço Aberto Music Bar para turismo LGBTQIA+

Todos os guias podem ser acessados no site https://www.turismo.sp.gov.br/publicacoes-de-guias

“Este resultado vem do esforço da equipe do turismo da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego na criação de vários projetos e no cumprimento de uma série de quesitos que vem consolidando Santo André como um destino turístico relevante no Estado”, destaca o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.

Um exemplo do empenho do município no desenvolvimento do segmento é que, no final de 2022, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado deu parecer positivo para que Santo André se tornasse um Município de Interesse Turístico (MIT). Com o reconhecimento, Santo André passou a poder receber, no futuro, até R$ 700 mil oriundos do Fundo de Melhoria das Estâncias para realizar investimentos.

Banzato acrescentou ainda que, em abril, o Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo, certificou Santo André como integrante do Mapa do Turismo Brasileiro, bem como o Conselho Municipal de Turismo foi reconhecido no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro. As certificações indicam que a cidade está apta para a participação em ações, projetos e editais da Secretaria Estadual de Turismo e também do Ministério do Turismo.

“Apostar no turismo é apostar no desenvolvimento sustentável integrando nossa cidade a toda Região Metropolitana. O turismo é um dos grandes geradores de emprego e renda do nosso país. Somente a nível mundial, o turismo representa mais de 10% do PIB”, acrescenta o secretário.

Santo André recebe anualmente cerca de 550 mil turistas, segundo Estudo de Demanda Turística realizado pela Strong Business School, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego. O levantamento detalhou o perfil do turista que visita Santo André e vai ajudar a desenvolver ações e políticas públicas específicas.

A criação do Portal Turismo Santo André, lançado em março do ano passado, é uma destas ações implementadas para contribuir para o fortalecimento do turismo na cidade. O Portal reúne opções de lazer e programação cultural de Santo André, além de conter informações sobre onde se hospedar, centros de compras, locação de automóvel, alternativas de bares com música ao vivo, restaurantes e muito mais. O portal pode ser acessado por meio do site www3.santoandre.sp.gov.br/turismosantoandre

| Texto: Paola Zanei
| Fotos: Angelo Baima/PSA