25 MAI 2023
Santo André realiza treinamento para profissionais de transporte
Entre os módulos abordados estão cuidados com os ciclistas, questões de acessibilidade e prevenção ao assédio
Santo André, 25 de maio de 2023 - A Prefeitura de Santo André está realizando uma série de treinamentos para operadores do sistema de transporte da cidade. A capacitação acontece até o próximo dia 2 de junho e envolve motoristas de ônibus, gestores, taxistas e monitores, além de profissionais do transporte escolar.

A ação, que é realizada em parceria com o Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem), é dividida em etapas. Os módulos abordados nesse treinamento são diversificados e se referem aos cuidados em relação aos ciclistas para uma direção segura, questões pertinentes à acessibilidade e de prevenção ao assédio.

O destaque principal deste treinamento é melhorar a qualidade do atendimento prestado no transporte de Santo André e aprimorar os profissionais de uma maneira mais ampla. Os três módulos dos cursos são presenciais e obrigatórios aos participantes.

A Secretaria de Mobilidade Urbana, responsável pelo treinamento, vai ofertar ainda cursos a distância, caso o aluno queira se aprofundar nos temas. Para motoristas de ônibus serão ministrados os cursos: princípios básicos para a qualidade no transporte urbano de passageiros; gestão de combustível; entendendo a Lei do Motorista Profissional; e transportando pessoa com necessidades especiais.

Inscrições abertas - Outro curso realizado e que está com inscrições abertas é direcionado para as mulheres habilitadas nas categorias D e E, com foco no incremento da representatividade feminina dessas categorias.

A ação de capacitação faz parte do Programa de Mobilidade Urbana de Santo André (PMU), financiado parcialmente pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e tem como parceira a Escola de Ouro Andreense.

As mulheres com interesse em participar podem se inscrever no link https://www.escoladeouro.com.br/courses/capacitacao-de-mulheres-para-atuacao-no-sistema-de-transporte-29-05-sest-senat/.

Autor: Daniel Betega