26 MAI 2023
EJA de Santo André promove bazar educativo com foco na cidadania
| Foto: Eduardo Merlino/PSA
Iniciativa no segmento de roupas e acessórios destaca a importância do protagonismo do aluno no processo de aprendizagem e no cotidiano
Santo André, 26 de maio de 2023 - As aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Emeief (Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Cora Coralina, em Santo André, estiveram focadas em um projeto diferenciado nas últimas semanas. Isso porque os alunos e professores se empenharam na realização de um Bazar com foco na Cidadania. A atividade, que ocorreu na noite desta quinta-feira (25), reuniu estudantes da EJA I e EJA II, além dos professores e funcionários da unidade de ensino.

A proposta da iniciativa foi integrar e fomentar a participação do aluno na sociedade de forma cidadã e, de maneira didática, criar situações do cotidiano, buscando explorar as potencialidades individuais dos estudantes.

Para a realização da atividade, os próprios alunos se tornaram protagonistas na organização do bazar. Com a orientação dos professores, conduziram atividades e funções que envolveram a gestão do negócio, processo de controle de estoque, venda, controle de fluxo de pessoas, funções e responsabilidades na operação do bazar.

Um dos primeiros passos foi a escolha do nome do evento, que foi batizado de Boutique Chic, com direito a logomarca, também criada pelos alunos. Outra medida foi a captação de doação de roupas e acessórios, masculino, feminino e infantil por parte da equipe da escola. Os produtos, sem fins lucrativos, foram coletados em benefício dos próprios alunos – durante o evento não houve circulação de dinheiro, somente moeda fictícia, com fins pedagógicos.

Os compradores (alunos) escolheram suas aquisições e se dirigiam ao caixa para simular o pagamento das peças. Neste momento era realizado o registro das saídas e recebimento de valores, seguindo para o empacotamento dos produtos.

"Nós alunos aprendemos bastante com o projeto do bazar em relação ao meio ambiente, trabalho em equipe e mercado do trabalho", comemorou a estudante Jamili Soares de Oliveira.

Para a professora Jeniffer Luise Santos Silva, a atividade trouxe resultados positivos. "Enquanto professora do FIC (ensino fundamental integrado ao ensino profissionalizante), considero cada etapa foi muito importante, pois os alunos puderam enxergar o mundo do trabalho de outra maneira. Associamos o tema do projeto ao ensino em sala de aula, trazendo um conteúdo muito rico e enfatizando questões do meio ambiente, por exemplo. Assim, transformamos tudo isso em prática, com a realização do bazar", pontuou.

Conceitos e conteúdos trabalhados - A equipe educadora planejou os assuntos com foco em diversas temáticas para a atividade. Estas envolveram Arte (criação da logomarca e nome do evento) e disciplinas como português (explorando anúncio, texto publicitário, etc), história (trabalhando conteúdo do mercado formal e informal), geografia (analisando escala, perspectiva de clientela, estudo de território, etc), matemática (aprofundando renda, lucros, tabelas, preços, etc), inglês (explorando vocabulário de vestimentas, cores, tamanhos e como solicitar a compra e preço), ciências (aprofundando Upciclyng: sustentabilidade, customização, higienização de ambientes e itens de uso pessoal) e alfabetização através dos nomes dos vestuários, situações problemas e cálculo mental.

"Além de construir os conhecimentos, que é a função social da escola, esse projeto possibilitou trabalhar outras questões, como a solidariedade, respeito, além da ressignificação das peças em favor do meio ambiente. Toda essa estrutura foi pensada juntamente com nossos alunos e professores de uma maneira criativa, leve e significativa", concluiu o assistente pedagógico Flávio Ventura.

Autor: Caroline Terzi