28 MAI 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
OBRAS PÚBLICAS
Santo André inaugura 12º campo sintético no Parque Guaraciaba
Local receberá jogos do futebol amador e projetos voltados a crianças

Santo André, 28 de maio de 2023 – O futebol amador de Santo André e as escolinhas de desenvolvimento e formação têm a partir de agora mais um espaço para fazer a bola rolar. Neste domingo (28) foi realizada a inauguração do campo do Guaraciaba, o 12º sintético com iluminação LED do município.

Localizado dentro do Parque Guaraciaba, o espaço será casa do Esporte Clube Guaraciaba, time que ficará responsável pela administração. Participaram do evento o prefeito Paulo Serra, o vice Luiz Zacarias, o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Vitor Mazzetti Filho, o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli, o secretário de Esporte e Prática Esportiva, Marcelo Chehade, além de vereadores, outras autoridades, esportistas e munícipes.

“Esse parque nasceu como o mais bonito da cidade e passados alguns meses da inauguração ele continua sendo, porque a comunidade se apropriou do equipamento. Todo esforço, planejamento e trabalho valeram a pena, porque a gente transforma a vida das pessoas. Isso está aqui no parque e também neste 12º campo, porque além de trazer ferramenta pública de transformação social, que é o esporte, ele revitaliza toda uma comunidade, tira crianças do caminho errado”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

“Não tenho nenhuma dúvida, pela história e tradição, que este vai ser um dos campos mais utilizados no futebol amador e também nos projetos das sementes do futuro do esporte que estamos plantando”, continuou o chefe do Paço andreense, que recebeu das mãos do pequeno Enzo uma estátua da mascote do EC Guaraciaba, o lobo-guará. “Quero parabenizar a todos, agradecer pela confiança e parceria, e desejar que façam bom uso deste campo. Que daqui saiam grandes craques, mas, principalmente, grandes cidadãos e cidadãs, pessoas que vão ser formadas a partir dessa ferramenta que é o esporte”, emendou.

Os secretários presentes exaltaram a entrega de mais este equipamento, que está localizado dentro da maior área verde da cidade – inaugurada em dezembro – e que tem suma importância para o esporte municipal.

“A comunidade tem dado exemplo de cuidado com o parque. Nossa equipe tem feito o melhor, se esforçado, mas sem a colaboração da comunidade local, a gente não consegue manter o parque. Ele foi entregue há alguns meses e o sucesso tem sido absoluto. Sem sombra de dúvidas é hoje o parque mais comentado e prestigiado da cidade”, elogiou Fábio Picarelli. “Essa inauguração integra um trabalho importante que vem sendo feito com o esporte, com a várzea e para as crianças que poderão usufruir deste campo”, exaltou Marcelo Chehade.

Diferentemente dos outros campos municipais inaugurados, que passaram por reformas para modernização, este foi construído do zero. Para ficar pronto, além de gramado e iluminação LED, fizeram parte das intervenções as construções de passeios, drenos, muro de gabião, muro de divisa, gradis de fechamento e 150 metros de galeria. O valor investido foi de R$ 2,7 milhões.

Os outros 11 campos de várzea andreenses que já passaram por processo de modernização com gramado sintético e iluminação LED foram Jardim Irene, Parque João Ramalho, Sacadura Cabral, Vasquinho/Portuguesinha, Jardim Stela, Jardim Santo Alberto, Parque Erasmo, Colorado, Aclimação, Ana Maria e Pintassilva. Além destes, também foi realizada a revitalização do Estádio Bruno Daniel, que também conta com grama artificial e iluminação LED.

Até o fim do ano pelo menos mais três campos deverão ser entregues: Vila Sá, Alvi-Negro (que inclusive sagrou-se tricampeão da Divisão Especial do futebol amador andreense neste domingo ao vencer o União Sacadura Cabral, por 2 a 1) e GEJU (Jardim Utinga). Também estão nos planos a modernização dos campos do IV Centenário e Corintinha. Até o fim de 2024 a ideia é alcançar 20 campos modernizados em uso pela população.

| Texto: Dérek Bittencourt
dcbittencourt@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142