31 MAI 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
GCM de Santo André completa 38 anos e entrega quatro novas motos para patrulhamento
Guardas civis receberam homenagem na data de aniversário da corporação em cerimônia realizada nesta quarta-feira
Santo André, 31 de maio de 2023 – A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André completou 38 anos de fundação nesta quarta-feira (31) com uma solenidade no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes. A cerimônia contou com diversas homenagens aos mais distintos profissionais da corporação e teve ainda a entrega de quatro novas motos que serão utilizadas no patrulhamento.

“Temos orgulho de tudo que a GCM realiza na nossa cidade. E fizemos melhorias em todas as áreas, seja na valorização com aumento real de salário e o plano de cargos e salários com o novo estatuto, entrega de viaturas e armamento, munição e coletes balísticos. A nossa corporação é a mais bem paga da região do ABC e por meio de ações como a Operação Delegada fortalecemos as ações de segurança com as forças policiais", comemorou o prefeito Paulo Serra.

As novas motos entregues são da marca Suzuki, com potência de 650 cilindradas e foram adquiridas com investimento de R$ 280 mil. As motocicletas vão reforçar o patrulhamento nas ruas e avenidas da cidade com as equipes da Romo (Rondas com Motocicletas) e também serão utilizadas nas ações ostensivas com as viaturas e bases móveis que também foram entregues recentemente.

A GCM de Santo André conta com 518 profissionais que se dedicam todos os dias na defesa dos cidadãos. No ano de 2022 a corporação atendeu cerca de 11,5 mil ocorrências, participou de 2.146 operações individualmente ou em conjunto com as polícias Militar e Civil, prendeu sete foragidos, apreendeu 12 armas de fogo e realizou 34 flagrantes de descumprimentos de medidas protetivas, além de atender inúmeras ocorrências de diversas naturezas.

"A GCM não é uma mera coadjuvante, é um braço importante na segurança pública, mostrando na prática a importância e seu papel na sociedade. Com trabalho sério e comprometido conseguimos ver que o caminho que está sendo trilhado é de realizações, superando desafios e recebendo conquistas para melhorar as condições de trabalho dos nossos guardas", destacou a comandante da GCM de Santo André, Vincenzina de Simone.

O recém-empossado secretário de Segurança Cidadã, Vlamir Luz Machado, destacou a importância da corporação para uma sociedade mais segura. "Não tenho palavras para agradecer e, vejo desde que assumi este cargo, o quanto já foi feito e realizado pela questão da segurança pública. Reconheço e parabenizo aqui todo o esforço destes guardas, que defendem e protegem os andreenses. Quanto mais agentes públicos estiverem envolvidos nessa questão, teremos uma cidade cada vez mais segura", finalizou.
Autor: Daniel Betega