31 MAI 2023
Santo André promove Dia do Desafio
Iniciativa visa incentivar a prática de atividades físicas e esportes em busca de mais saúde

Santo André, 31 de maio de 2023 – Com o objetivo de promover a saúde por meio da prática de esportes e atividades físicas, Santo André aderiu mais uma vez ao Dia do Desafio, campanha mundial que chegou neste ano à 29ª edição e foi realizada em instituições públicas e privadas de 14 países da América Latina.

A campanha é uma iniciativa global da Tafisa (The Association For International Sport for All), que no continente americano é coordenada pelo Sesc SP e conta com apoio institucional da ISCA (International Sport and Culture Association) e da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O tema deste ano foi “Muito Mais que Um Dia!”

Em Santo André, diversas atividades fizeram parte do dia de centenas de pessoas, como por exemplo a prática de ginástica e dança no ginásio Laís Elena, no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia. Cerca de 500 participantes, passando por crianças da rede municipal de ensino, até alunos da melhor idade de diferentes pontos da cidade, puderam se divertir e movimentar o corpo. Os secretários de Esporte e Prática Esportiva, Marcelo Chehade, e de Educação, Almir Cicote, marcaram presença no evento.

Outros pontos da cidade também foram contemplados com ações como aulas, integração, futebol, basquete, ritmos, etc, como os parques Chácara Pignatari, Ipiranguinha, Pedroso, CEU Marek, Atrium Shopping, Sesc, entre outros. A Secretaria de Esporte e Prática Esportiva, em parceria com o Sesc da cidade, realizou inúmeras ações diferenciadas em seus locais de atendimento mobilizando o maior número de pessoas de diferentes faixas etárias.

“Muito bom este evento, principalmente para quem tem algum problema de saúde e precisa praticar atividades. Participo de algumas dessas, fazendo ginástica, caminhada durante a semana, ainda mais em uma cidade com parques e acesso fácil para a prática”, disse Odete Teodoro de Oliveira, de 81 anos.

Essa edição busca enfatizar a campanha como uma ferramenta efetiva para sensibilizar gestores públicos e instituições a desenvolverem projetos comunitários com foco em esportes, atividades físicas e mobilidade urbana, utilizando conteúdos relacionados ao conceito de urbanismo tático, uma metodologia global de estímulo a ocupação de espaços urbanos voltados para as pessoas.

Educação - Para reforçar a data, a Secretaria de Educação propôs às unidades escolares da rede municipal realizarem um dia diferente com ações que envolvam o movimento, junto aos alunos, familiares, profissionais e comunidade. O Centro de Formação de Professores Clarice Lispector realizou atividades com a equipe do espaço e recebeu cerca de 200 gestores que reforçaram a proposta do Dia do Desafio.

| Texto: Guilherme Menezes