02 JUN 2023
Santo André na Lupa abre inscrições para personagens da próxima temporada
Oitavo e último episódio da primeira temporada traz produtores de cultura do bairro Recreio da Borda do Campo; programa já está disponível no YouTube
Santo André, 2 de junho de 2023 - A riqueza cultural dos bairros de Santo André, materializada em seus mais tradicionais personagens, é a alma do programa Santo André na Lupa, um projeto da Secretaria de Cultura de Santo André que entra na reta final da primeira temporada com a liberação do último episódio no YouTube. Interessados em participar dos programas da próxima temporada podem se inscrever até 26 de junho por meio do endereço: https://forms.gle/Px6WE9231VHdgxfq5

Quem borda, escreve - seja roteiro, contos ou poesia -, faz pratos tradicionais, é ator, músico, artista circense, luthier ou dá aula pode se inscrever para participar da próxima temporada que será produzida no segundo semestre. O Santo André na Lupa vai visitar Paranapiacaba, Jardim Alvorada, Jardim Cristiane, Parque Novo Oratório, Bairro Campestre, Jardim Stella, Jardim Jamaica, Vila Luzita, Centro, Santa Teresinha e Vila Pires.

A participação, no entanto, se dará por meio de vídeo a ser enviado pelo inscrito selecionado, que será contatado pela produção do programa, e irá compor trechos de um episódio. A inscrição não garante que o vídeo irá compor a versão final do episódio que estará disponível no YouTube.

“A nossa ideia, com o Santo André na Lupa, é apresentar produtores e agentes culturais da cidade, contando suas histórias e mostrando a forma como elas fortalecem a cultura andreense. O projeto amplia o entendimento do que é Cultura, abordando também assuntos como gastronomia e religião, por exemplo”, diz a secretária adjunta de Cultura, Azê Diniz.

Último da temporada - O oitavo episódio da primeira temporada do Santo André na Lupa passeia pelo bairro Recreio da Borda do Campo e conhece as histórias de três produtores e agentes culturais da região: Fábio Daros, de 45 anos, que é professor de yoga, músico, produtor musical e responsável por um espaço singular de administração de Santo Daime, conhecido como Céu do ABC.

O programa entrevista ainda o mecânico que também é artista plástico, de 22 anos, Maurício de Castro. Desde os 16 anos, Castro usa a arte para colocar para fora todas as questões de angústia e tristeza que por vezes o acompanham e já chegou a expor no Museu de Arte Contemporânea de Campinas.

Vitor Oliveira, que é dramaturgo, ator, já tendo feito parte do grupo teatral andreense Cia do Nó, e escritor de um livro sobre a arte de atuar, é o terceiro personagem do episódio. Para assistir, basta acessar: https://www.youtube.com/watch?v=WJRCXkvvifI&t=24s

A primeira temporada contou com produção de Daniel Tossato, direção e edição de Bruno Badain e apresentação de Marcel Melinsky, e passou pelos bairros Vila Floresta, Jardim Santo André, Jardim Ana Maria, Parque Jaçatuba, Parque Marajoara, Vila Guiomar, Vila Sacadura Cabral, Vila Assunção, além do Recreio da Borda.

| Texto: Paola Zanei
| Foto: Divulgação