02 JUN 2023
Santo André realiza programas para combater obesidade mórbida infantil
Iniciativas estimulam atividade física, alimentação saudável, além de acompanhamento com equipe multidisciplinar
Santo André, 2 de junho de 2023 – O Dia da Conscientização contra a Obesidade Mórbida Infantil, celebrado em 3 de junho, alerta sobre os riscos e os cuidados necessários para combater esta doença que afeta milhares de crianças no mundo. Em Santo André, a estimativa é que cerca de 12 mil crianças, com idade entre 5 e 9 anos, estejam com excesso de peso.

Para mudar esse cenário, a Secretaria de Saúde realiza um amplo trabalho para garantir bem-estar e qualidade de vida aos munícipes. As unidades de saúde promovem encontros com grupos de sobrepeso e obesidade, além de reuniões para realização de atividade física e estilo que têm objetivo de reduzir o sedentarismo e, consequentemente, promover a redução do peso. Além disso, as unidades também oferecem atendimento com médicos, enfermeiros, nutricionistas e educador físico.

"Obesidade infantil é um tema que nos traz preocupação recorrente, ainda mais neste momento pós-pandemia, no qual muitas crianças ainda estão voltando a rotina de atividades físicas. Em razão disso, a Prefeitura de Santo André oferece diversos programas que estimulam atividades físicas e a alimentação saudável", destacou o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

Além dos fatores genéticos, responsáveis por 70% das causas da obesidade, há também o estilo de vida da criança e a rotina alimentar. “É fundamental para uma vida saudável seguir as recomendações do Ministério da Saúde, que propõe uma nova classificação para os alimentos, separando-os em quatro categorias alimentares”, explica a coordenadora médica do Núcleo de Obesidade, Maria Carolina Pestana de Andrade do Nascimento.

O médico endocrinologista do Núcleo de Obesidade, Antonio Carlos do Nascimento, alerta sobre os diversos malefícios causados pelo consumo de alimentos ultraprocessados.

“O consumo de alimentos ultraprocessados contribui para inibir nossos reflexos de saciedade e regulação alimentar adquiridos ao longo de milhares de anos, bem como está relacionado com o desenvolvimento de diversas doenças como hipertensão arterial sistêmica (pressão alta), diabetes, obesidade e vários tipos de cânceres”, explica.

Programas - O projeto Jeito de Criança, parceria realizada com o Centro Universitário da Faculdade de Medicina do ABC, foi implantado com intenção de sensibilizar e capacitar os profissionais de saúde quanto aos aspectos multifatoriais relacionados à obesidade e que devem ser acompanhados e orientados sobre alimentação saudável, combate ao sedentarismo, vigilância alimentar e nutricional e o resgate do brincar.

A alimentação oferecida nas creches municipais também passou a ser mais natural e saudável com o programa Crescer Saudável, que é voltado a crianças de 0 a 3 anos de idade. A partir desta iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria de Educação, a Craisa tem utilizado diversas estratégias como o uso produtos agrícolas com frutose, que contém o açúcar natural dos alimentos, para adoçar o leite oferecido aos cerca de 8 mil alunos desta faixa etária. Crianças com restrições alimentares também possuem alimentação diferenciada com o programa Saúde no Prato.

Ações - Na próxima terça-feira (6) profissionais da Unidade de Saúde Valparaíso vão realizar uma roda de conversa abordando o tema obesidade infantil. A iniciativa será realizada na Emea Parque Tangará - Parque Escola, às 9h.
Autor: Rafaela Mazarin