09 JUN 2023
Exposição sobre o Cine Theatro Carlos Gomes pode ser conferida até 14 de junho
Peças da mostra contam momentos da história do centenário espaço cultural que foi reinaugurado há cerca de um ano
Santo André, 9 de junho de 2023 - Perto de completar 100 anos no atual endereço, o Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, em Santo André, carrega uma trajetória de luta para sobreviver à ação do tempo e para resguardar memórias das expressões artísticas que passaram pelo local, com visão, ainda, para o futuro. A exposição “Tempo Presente”, composta por peças que retratam, como flashes, essa jornada, foi prorrogada até o dia 14 de junho, no próprio Cine Theatro Carlos Gomes. O endereço é Rua Senador Fláquer, 110, no Centro.

A mostra tem como objetivo localizar o simbólico espaço cultural andreense no ambiente artístico, no contexto cinematográfico, teatral e cultural do tempo presente; bem como de situá-lo socialmente e territorialmente não só na cidade, mas também na região.

“O propósito da mostra não é abordar a história do Cine Theatro Carlos Gomes, nem ser didática. ‘Tempo Presente’ pretende ser uma atividade que marca um ano do reposicionamento do Cine Theatro como espaço de produção e promoção de arte, de reflexão, difusão de conhecimento e, agora, de experiências em um novo formato para o uso do edifício como ambiente de vivência, de interação com o público, com a sociedade e a comunidade em que está inserida, e desse modo, se relacionando com a cidade”, explica o curador da exposição, Reinaldo Botelho.

A exposição é composta por mais de 120 itens impressos referentes a vários momentos da história do Carlos Gomes, como periódicos, programas, documentos, jornais e revistas, fotos, negativos, cartazes e pôsteres, além de registros audiovisuais (filmes e vídeos) de acervos e depoimentos coletados do público, artistas e da comunidade, que de algum modo experimentaram eventos e a intensa vida cultural e social já promovida pelo Cine Theatro em outros tempos.

Além disso, “Tempo Presente” conta com duas peças sonoras (Memorial do Cine Theatro Carlos Gomes e Poema Sinfônico Industrial à Preservação do Patrimônio Cultural) e com o documentário “Cine Carlos Gomes: patrimônio e memória como fenômenos coletivos”.

“A exposição ‘Tempo Presente’ transcorre em camadas que se dilatam e recebem tratamento por meio de sobreposições de formatos. A palavra escrita e falada, sons e imagens se conectam sintática e graficamente, possibilitando leituras e colagens que se entrelaçam como numa tapeçaria”, concluiu Botelho.

Histórico - Antes de ocupar o imóvel localizado na Rua Senador Fláquer, o Cine Theatro de Variedade Carlos Gomes foi inaugurado em 21 de setembro de 1912, em um espaço que ficava na Rua Coronel Oliveira Lima, na esquina com a Rua Savino Degni. O espaço nasceu como uma casa de diversões públicas dedicada a bailes, carnavais, concertos, óperas, revistas musicais, teatro e filmes, e por isso foi considerado o primeiro Cine Theatro do ABC, dando início ao movimento teatral na região.

Em 1923 começou a ser construída uma nova edificação - obra realizada por Gino Luiz Boschetti e Arthur Boschetti - com pinturas murais artísticas nas paredes e boca de cena de autoria de Luiz Cereja. Acima da boca de cena, o pintor retratou um medalhão com o perfil do compositor Carlos Gomes, sendo esse um elemento marcante no prédio que permanece até os dias de hoje. O novo cinema foi reinaugurado em agosto de 1925, na Rua Senador Fláquer, esquina com a Rua Cesário Mota e fundos para a Rua Gertrudes de Lima onde está localizado atualmente.

Em 1987, o Cine Theatro foi fechado e ocupado por uma loja de tecidos, época em que sua fachada foi descaracterizada, e também por um estacionamento. Depois de muita pressão popular, o espaço já deteriorado foi desapropriado em 1991 e permaneceu fechado por muitos anos. Após novo projeto, passou por reforma de readequação e restauro e foi reaberto ao público em abril de 2022.
Autor: Paola Zanei