22 JUN 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Ação em Santo André conscientiza moradores em situação de rua sobre doenças do inverno
Secretarias de Assistência Social e de Saúde promoveram palestras e realizaram testes no Centro POP
Santo André, 22 de junho de 2023 - A Secretaria de Assistência Social de Santo André, em parceria com o Consultório de Rua da Secretaria de Saúde, realizou nesta quinta-feira (22) uma ação de conscientização para pessoas em situação de rua sobre as doenças que se agravam no inverno.

A equipe reuniu os usuários do Centro POP (Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua) e promoveu palestras, com o objetivo de sensibilizar sobre os cuidados necessários para reduzir os riscos de doenças no período mais frio do ano. Também foi ofertado atendimento médico aos que precisavam. Cerca de 110 pessoas foram atendidas durante todo o dia.

“Esse tipo de atendimento é muito importante para essa população, que muitas vezes não tem esse cuidado com a saúde. Então durante a ação, além de entender a importância de todos os cuidados com a higiene e com o coração, os usuários também aproveitaram para medir a pressão e passar por uma avaliação médica, prevenindo qualquer problema que possa surgir nessa época do ano”, destaca o secretário de Assistência Social, André Scarpino.

Com a chegada do inverno, algumas doenças podem se agravar. Entre elas, destacam-se a escabiose, a pediculose e as doenças cardiovasculares.

A escabiose, também conhecida como sarna, é uma doença de pele causada por um ácaro que se alimenta da pele humana. Ela é altamente contagiosa e pode se espalhar rapidamente em ambientes fechados. A doença pode se agravar devido ao contato mais próximo entre as pessoas, que tendem a ficar mais tempo em ambientes fechados e com pouca ventilação. Por isso, é importante manter a higiene pessoal e evitar compartilhar objetos pessoais, como roupas e toalhas.

A pediculose, por sua vez, é uma infestação de piolhos que também pode se espalhar facilmente em ambientes fechados. Os piolhos se alimentam do sangue humano e podem causar coceira intensa e irritação na pele. Durante o inverno, a pediculose pode se agravar devido ao uso de roupas mais pesadas e ao contato mais próximo entre as pessoas.

As doenças cardiovasculares, como infarto e AVC, também podem se agravar neste período. Isso ocorre porque o frio pode aumentar a pressão arterial e a viscosidade do sangue, o que aumenta o risco de formação de coágulos.

Com isso, as equipes destacaram a importância de estar atento às doenças que se agravam durante o inverno e tomar medidas preventivas para evitá-las. Os usuários foram instruídos a manter a higiene pessoal e evitar compartilhar objetos pessoais, medidas simples que podem fazer a diferença na prevenção dessas doenças.

Autor: Daniele Vieira