28 JUN 2023
Sabina divulga programação especial de férias
Visitantes terão acesso a diversas atividades de 8 a 30 de julho; abertura das atrações terá Dia dos Sabinerds
Santo André, 28 de junho de 2023 - O período de férias já está próximo e a Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André, preparou uma programação especial, que ocorre de 8 a 30 de julho, com diversas atividades para pessoas de todas as idades. Os visitantes do espaço poderão participar de oficinas, minicursos, show de ciências, sessões de planetário, observação noturna do céu, entre outras atrações. A programação completa está disponível no site https://sabina.org.br.

Com o objetivo de abrir a programação de férias de 2023, a Sabina terá, pela primeira vez, o “Dia dos Sabinerds”. O evento, que ocorre no dia 8 de junho, foi criado para mostrar que a cultura nerd é cheia de ciência e que a Sabina é um excelente espaço para explorar as diversas teorias que foram inspiração por grandes franquias nerds.

Ao longo do dia, em diversos ambientes, serão trabalhadas ações correlacionadas com elementos da cultura nerd. Na Sala de Ciência e Tecnologia, por exemplo, a temática será baseada em super-heróis, relacionando alguns de seus poderes com equipamentos existentes no espaço, como a força do Super Homem, a elétrica do Super Choque, o poder do magnetismo com o vilão Magneto, entre outros.

Também haverá a presença de cosplayers convidados para tirar fotos e interagir com os visitantes representando diversos personagens icônicos da cultura nerd, além da equipe da Sabina, que também estará fantasiada.

Nesse dia, os visitantes (crianças e adultos) poderão ir fantasiados de seus personagens favoritos.

Integrando a extensa grade de atrações, às terças do mês de julho (11, 18 e 25), a Sabina traz demonstrações e experiências incríveis, a partir do Show de Ciências. Dentre as experiências, serão feitos shows com nitrogênio líquido, utilizando bexigas, além do canhão de fumaça, por exemplo.

Com objetivo de difundir a ciência entre as crianças, os minicursos de cientista mirim instigam a curiosidade por conteúdos científicos. As atividades ocorrem às quartas-feiras no mês de julho e terão a duração de 2h30 nos períodos manhã e tarde. Os interessados deverão realizar inscrição, a partir do dia 1º de julho, por meio de formulário específico para cada data no site da Sabina.

Nos dias 8 e 22 (sábados), o minicurso de ilustração científica será a atração dos visitantes. Este recurso pode ser definido como uma área que une a ciência e a arte, cuja finalidade é auxiliar o pesquisador a comunicar suas ideias e descobertas em forma de desenhos. Neste minicurso os participantes aprenderão técnicas de ilustração, o uso e a importância da ilustração nos diferentes períodos da história, bem como conhecer e ilustrar alguns animais, plantas e seus ambientes. As inscrições começam no dia 1º de julho.

Ainda no ramo das curiosidades, de terça a domingo, será possível acompanhar e observar o comportamento dos pinguins-de-magalhães durante o horário da alimentação.

O Planetário contará com sessões especiais de férias, além do Domingo Inclusivo, que traz sessões de audiodescrição e Libras.

Encerrando a grade de atividades, às 19h no dia 29 de julho, uma Observação Noturna será realizada com os telescópios da Sabina e uso dos binóculos para objetos do céu profundo: Plêiades do Sul, Caixinha de Joias, Nebulosa da Carina. Astrônomos amadores também poderão utilizar seus próprios telescópios na observação do céu noturno. Importante destacar que as inscrições para a esta atividade começam no dia 8 de julho.

Na sequência, às 20h45, o Planetário traz a sessão “Arraial celeste: Um céu de memória”. Nesta apresentação os participantes da observação noturna irão explorar o céu noturno da cidade de Santo André reforçando o aprendizado das informações que receberam no Núcleo de observação do Céu (NOC).

Na segunda etapa da apresentação, os visitantes serão convidados a interagir de maneira direta contribuindo com histórias populares relacionadas ao céu noturno. A apresentação será conduzida pelos planetaristas, que contarão diferentes histórias e nomes populares relacionados aos diferentes objetos celestes.

Já às 21h30, será o momento de fotos no Planetário, em que um objeto do céu noturno será projetado na cúpula para que os visitantes possam tirar fotos.

Para o “Arraial Celeste: Um céu de memórias”, os ingressos custam R$ 10 (inteira) por visitante e R$ 5 (meia-entrada). São 200 vagas e os interessados devem se inscrever pelo link https://forms.gle/QsKTVALqCEJZ9pqX7. Somente pessoas inscritas participarão do evento.

Programação de férias na Sabina Escola Parque do Conhecimento
Endereço: Rua Juquiá, s/nº - Vila Eldízia (entrada na altura do nº 135)
Horário de 8 a 30 de julho: Terça a sexta-feira, das 9h às 17h, com fechamento de bilheteria às 16h.
Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30, com fechamento de bilheteria às 16h30.
Ingressos: Grátis para alunos e professores das escolas municipais e estaduais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência.
Demais visitantes: R$ 20, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 60 anos. Interessados em assistir a uma das sessões do Planetário e Cinedome de Santo André pagam R$ 30, a inteira, com direito a passeio por toda a Sabina. Já para assistir a duas sessões no Planetário o valor é de R$ 40, a inteira.
Estacionamento: gratuito, sujeito à disponibilidade de vagas.

| Texto: Caroline Terzi
clterzi@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142