04 JUL 2023
Banho de Luz avança em Santo André com instalação de 4 mil luminárias de LED
Fase atual do programa está modernizando iluminação pública em 11 bairros

Santo André, 4 de julho de 2023 – O programa Banho de Luz segue evoluindo por diversas regiões de Santo André. Vias de pelo menos 11 bairros estão passando pelo processo de modernização, recebendo 4 mil luminárias com LED, em ação que traz melhoria no sistema de iluminação para moradores, pedestres e motoristas, economia para os cofres públicos, e reforço na segurança de quem reside, passa ou trafega nas ruas e avenidas.

Na noite desta segunda-feira (3), o prefeito Paulo Serra esteve na Rua Eduardo Monteiro, no Jardim Bela Vista, acompanhado pela equipe da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, e vistoriou a evolução das instalações. O chefe do Paço andreense ainda viu de perto o carro da pasta que realiza o mapeamento dinâmico dos serviços. O veículo conta com câmera sobre o teto para realização deste monitoramento.

“Mais um passo importante do Banho de Luz. Serão mais 4 mil luminárias de LED dentro do nosso compromisso de até o fim do ano que vem a cidade ter 100% de LED. Já ultrapassamos 60% e seguimos evoluindo. Onde a gente coloca esse tipo de luminária economiza bastante, porque gasta menos, consome menos energia, ou seja, tem custo menor para a cidade e o morador, e tem uma iluminação de 40% a 50% mais eficiente”, explicou o prefeito Paulo Serra.

No eixo entre o Jardim Bela Vista, a Vila Bastos, a Vila Gilda e a Vila Alice serão contemplados 920 pontos. Destes, 217 já foram instalados nas ruas Edu Chaves, Kowarick, do Centenário, Independência, do Bosque, Duque de Caxias, São José Operário, Antônio Bastos, Luis Delfino, Gastão Vidigal, Bela Vista, São Tomás, São Cirilo, Padre Nunes, Haddock Lobo e Travessa Santo Alberto. O trabalho segue concomitantemente no Parque Oratório, Jardim Utinga, Jardim das Maravilhas, Vila Lucinda, Vila Alto de Santo André, Vila Matarazzo e Jardim Santo Antônio.

A previsão é de aproximadamente mais 7 mil atualizações nas luminárias públicas no segundo semestre de 2023, e por fim, 12.663 em 2024, alcançando 53 mil pontos no município, que estão distribuídos em aproximadamente 1,3 mil quilômetro de vias. A pretensão da Prefeitura andreense é economizar 52% em consumo de energia, o equivalente a 842,2 MW/mês.

Desde 2014 já foram investidos mais de R$ 77 milhões com a modernização da iluminação pública de Santo André por meio do Banho de Luz. A previsão é que sejam investidos, até o fim do processo, R$ 98 milhões.

O programa Banho de Luz vem realizando também a modernização de telegestão e monitoramento do parque luminotécnico, permitindo que as equipes da Prefeitura tenham o controle dos 53 mil pontos luminosos.

| Texto: Dérek Bittencourt
dcbittencourt@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142