19 JUL 2023
Sabina recebe exposição sobre futuro da Terra
Iniciativa foi desenvolvida por professores da rede municipal de Santo André e suas turmas
Santo André, 19 de julho de 2023 – Os visitantes da Sabina Escola Parque do Conhecimento, neste período de férias, poderão conferir a exposição “O futuro da Terra: uma esperança andreense”. A atração é resultado do trabalho de professores da rede municipal de Educação Infantil, Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos com suas turmas.

A iniciativa traz o propósito da sensibilização ambiental, tecnológica e orientada para o futuro, abordando temas como o tempo geológico e extinções em massa; ascensão dos mamíferos; microbiologia; energia; e ciência dos alimentos, por exemplo.

Além disso, visa contribuir com temas científicos relevantes à formação cidadã, por meio da história da Terra, promovendo uma visão futurística de sua fragilidade.

“Os trabalhos realizados pelos estudantes e professores estão expostos na programação de férias da Sabina com o objetivo de compartilhar com os visitantes as perspectivas dos nossos estudantes quanto ao futuro do planeta e as ações realizadas em prol da sensibilização para essa temática tão relevante”, conta a coordenadora da Sabina, Ana Paula Rezende Leão.

Para o desenvolvimento da formação, que ocorreu em modelo híbrido, a Secretaria de Educação, por meio da Sabina, ofertou aos professores da rede municipal de ensino carga horária de 45 horas, incluindo encontros presenciais, horas de estudo de conteúdo teórico e atividades de aplicação do conteúdo com os estudantes na escola.

Os materiais complementares foram disponibilizados no ambiente da Sabina Virtual. Nas aulas, a Sabina teve a função de um grande laboratório, em que o conteúdo teórico foi experimentado na prática, além de favorecer a troca de ideias entre os professores, contribuindo com suas práticas pedagógicas.

Programação especial de férias – Até o dia 30 de julho os visitantes da Sabina terão acesso a diversas atrações para pessoas de todas as idades.

O público do espaço poderá participar de oficinas, minicursos, show de ciências, sessões de planetário, observação noturna do céu, entre outras atrações. A programação completa está disponível no site https://sabina.org.br.

Programação de férias na Sabina Escola Parque do Conhecimento
Endereço: Rua Juquiá, s/nº - Vila Eldízia (entrada na altura do nº 135)
Horário de 8 a 30 de julho: Terça a sexta-feira, das 9h às 17h, com fechamento de bilheteria às 16h.
Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30, com fechamento de bilheteria às 16h30.
Ingressos: Grátis para  alunos das escolas municipais  e estaduais de Santo André, professores da rede municipal de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência.
Demais visitantes: R$ 20, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 60 anos. Interessados em assistir a uma das sessões do Planetário e Cinedome de Santo André pagam R$ 30, a inteira, com direito a passeio por toda a Sabina. Já para assistir a duas sessões no Planetário o valor é de R$ 40, a inteira.
Estacionamento: gratuito, sujeito à disponibilidade de vagas.

Autor: Caroline Terzi