26 JUL 2023
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Santo André antecipará entrega de obras do Viaduto Castelo Branco em seis meses
Trabalho de recuperação estrutural usa tecnologia inovadora de fibra de carbono e está 80% concluído
Santo André, 26 de julho de 2023 - As obras de recuperação estrutural do Viaduto Presidente Castelo Branco, em Santo André, seguem em ritmo acelerado e estão com 80% das intervenções concluídas. Com a agilidade no andamento das intervenções, será possível antecipar a entrega até o final deste ano, liberando totalmente o viaduto ao tráfego.

O Viaduto Presidente Castelo Branco foi totalmente interditado em novembro de 2022 para início do trabalho de recuperação das estruturas. Dias depois uma alça de acesso foi liberada para o motorista utilizar duas faixas de rolamento do viaduto no sentido bairro, visando minimizar os impactos do bloqueio. A previsão de interdição era de 20 meses, até o mês de julho de 2024, prazo inicial que foi informado pela empresa contratada.

"Nesse primeiro pacote de obras do Complexo Santa Teresinha temos a passarela de pedestres já instalada, a recuperação do Viaduto Presidente Castelo Branco e uma nova ponte quase pronta, que serão entregues até o final deste ano. Os dois novos viadutos que vão transpor o Rio Tamanduateí e eliminar os cruzamentos serão entregues até o fim de 2024, concluindo essa que é a maior obra de mobilidade da história de Santo André", destacou o prefeito Paulo Serra, durante vistoria realizada nesta quarta-feira (26).

O trabalho realizado pelos engenheiros na recuperação do viaduto envolve o uso de uma tecnologia moderna, inovadora e considerada de ponta, com a instalação de faixas de fibras de carbono na base de sustentação, garantindo ainda mais segurança para comportar o grande número de veículos e caminhões que cruzam o eixo da Avenida dos Estados todos os dias.

As obras do Complexo Santa Teresinha são divididas em fases e têm o objetivo de dar maior fluidez ao tráfego na Avenida dos Estados com a saída do Viaduto Presidente Castelo Branco e a travessia do Rio Tamanduateí com acesso ao bairro Santa Teresinha.

Com a construção de dois novos viadutos, paralelos e em ambos os sentidos na Avenida dos Estados, será possível reduzir o número de cruzamentos em nível melhorando a fluidez dos motoristas que trafegam nos dois sentidos do Viaduto Castelo Branco para acessar o primeiro e o segundo subdistritos.

Além disso, as novas pistas do Complexo Viário Santa Teresinha vão contar com acessibilidade para pedestres e ciclistas, garantindo maior segurança viária, e está prevista a construção de um parque linear sob os viadutos.

O custo de todas as intervenções, que incluem o reforço estrutural do viaduto, criação das pistas elevadas que irão eliminar os cruzamentos existentes e a construção do parque linear, é de R$ 145 milhões. O pacote de intervenções de mobilidade conta com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Autor: Daniel Betega