02 AGO 2023
EDUCAÇÃO
Escolas de Santo André avaliam aprendizagem de alunos em Língua Portuguesa e Matemática
Iniciativa tem como objetivo refletir e planejar ações assertivas sobre o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido nas escolas municipais
Santo André, 2 de agosto de 2023 – As Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Machado de Assis e Professor Celestino Bourroul, em Santo André, elaboraram um projeto para mapear as habilidades ainda não desenvolvidas por alunos do Ensino Fundamental I, dos 3º, 4º e 5º anos nas matérias de Língua Portuguesa e Matemática. A partir de um simulado, a medida tem como foco avaliar a aprendizagem dos estudantes e planejar ações assertivas sobre o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido nas escolas municipais.

Neste mês, cerca de 120 alunos participaram do simulado na Emeief Professor Celestino Bourroul, com 20 questões de matemática para o 4º ano e cerca de 12 para a 5ª série, além de 11 questões de Língua Portuguesa para o 4º ano e 12 para a alunos do 5º ano. Na Emeief Machado de Assis são 224 crianças do 3º e 5º ano que realizarão o próximo simulado no dia 11 de agosto.

Os dados estatísticos gerados pelo sistema podem ser utilizados na revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) das unidades, na priorização dos conteúdos e no planejamento das intervenções no processo de ensino-aprendizagem.

A assistente pedagógica da Emeief Professor Celestino Bourroul, Luciana Garcia, destacou a importância da iniciativa. “Em conversa com a equipe gestora iniciamos este simulado para que nossos alunos vivenciem situações que enfrentarão no futuro e tenham familiaridade com todos os processos de provas importantes. Para os professores, o simulado traz a possibilidade de analisar os gráficos e refletir sobre os resultados”.
A diretora Marcela Sheine reforçou o envolvimento dos alunos. “Contribuiu muito com a assiduidade das nossas crianças e da escola em geral, que se mobilizou para essa ação”.

Projeto Simular para Conhecer e Alavancar – A medida considera o Documento Curricular e a concepção de Educação da rede de Santo André. Tem como base os resultados de aprendizagem do ano de 2022, que são apresentados pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e a Avaliação Diagnóstica IClipe, por exemplo.

O simulado proporciona a reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido na Unidade Escolar; planejamento de ações assertivas e pertinentes às habilidades ainda não desenvolvidas pelas crianças de forma significativa e coerente ao contexto em que estão inseridas; e desenvolvimento de ações que repercutam no Plano de Recuperação das Aprendizagens, nos Reagrupamentos e nas intervenções pontuais com cada criança.

Autor: Caroline Terzi