16 AGO 2023
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Franquia de marcenaria abre unidade em Santo André com investimento de R$ 1,5 milhão
SCA inaugura unidade no bairro Jardim, a primeira do ABC, e gera 30 empregos diretos e indiretos
Santo André, 16 de agosto de 2023 - Apontada em novembro do ano passado como a quinta cidade do Brasil no crescimento do número de unidades de franquias, segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Santo André prova mais uma vez que segue sendo atrativa ao mercado com a chegada na região da primeira unidade da SCA, marca de marcenaria planejada.

Com investimento na casa de R$ 1,5 milhão, a franquia inaugurou, na última sexta-feira (11), sua primeira unidade no ABC. Localizada na Alameda São Caetano, 300, no bairro Jardim, a nova loja contempla 140 metros quadrados em soluções de marcenaria planejada e gerou na cidade 30 empregos entre diretos e indiretos.

A novidade leva a assinatura do conceituado escritório Traço 68 Arquitetura, responsável pelo conceito arquitetônico de todos os showrooms da marca SCA espalhados pelo Brasil e exterior. Neste em especial, destaque para os cinco ambientes exclusivos que exploram o leque de soluções da marca, com destaque para o sistema de closet Tilos 55, as aplicações em Slimstone (produto do Grupo SCA), além da belíssima e luxuosa parede curva revestida em ripado madeirado.

Os empresários que estão à frente do novo empreendimento voltado à alta arquitetura e decoração interiores são a arquiteta Patricia Duarte e seu sócio, o empresário Celso Botti.

“Escolhemos Santo André por ser uma cidade em crescimento e que conseguimos atingir toda a região. A viabilidade da cidade e tudo ao seu redor foram favoráveis para o investimento. Aqui onde nos instalamos estamos próximos ao Centro, que é comercialmente forte e há também outras lojas do segmento. É um ponto estratégico na região para inaugurarmos a nossa primeira loja no ABC”, conta Botti.

Segundo a diretora de comercial e de marketing da SCA, Priscila Manfroi, a marca de 56 anos está em fase de expansão. “Acreditamos que a região tem um importante potencial. Por aqui, passamos por todo um processo de investimento, contratação e capacitação de pessoas, além de padronização de todos os conceitos e identidade da marca. As pessoas atualmente tem cuidado com a casa e com o bem-estar. A marca tem como diferencial a credibilidade, pelos 56 anos de existência, o design inconfundível e a inovação, pois sempre buscamos trazer o que há de melhor no mundo para o mobiliário”, diz Priscila.

No levantamento realizado pela ABF em novembro de 2022, que aponta as 30 maiores cidades do país em crescimento de número de unidades de franquias, foi indicado que Santo André saltou de 1.020 unidades para 1.303, um crescimento de 27,7% no período de um ano. O município só ficou atrás de Manaus, Cuiabá, Belo Horizonte e São José do Rio Preto.

A efeito de comparação, a segunda melhor colocada da Região Metropolitana é a própria Capital, que ficou na 14ª colocação, com crescimento de 21,8%. No ABC, o segundo município com melhor colocação foi São Bernardo, que teve crescimento de 20,6% e ocupou a 19ª colocação nacional, ficando ainda atrás de Guarulhos, no recorte da Região Metropolitana. As demais cidades do ABC não aparecem no levantamento.

Para o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego de Santo André, Evandro Banzato, o investimento do setor de móveis ocorre em um cenário do crescimento de lançamentos imobiliários.

A cidade foi responsável por 599 dos 1.025 imóveis lançados no ABC no primeiro trimestre de 2023. Os dados são da Pesquisa Secovi-SP do Mercado Imobiliário do Grande ABC, divulgada no fim de junho. Anteriormente, o Secovi-SP já havia divulgado que o número de lançamentos de imóveis em Santo André no ano de 2022 foi 699% maior do que no ano anterior.

“Um importante setor econômico da nossa cidade e região, que vem na esteira do mercado da construção civil, é o gigantesco mercado de design e arquitetura. Assim como os demais ramos que tem atraído investimentos como os setores da saúde, borracha, químico e petroquímico, gastronômico, agora celebramos os investimentos da SCA. São 30 empregos diretos e indiretos que movimentam essa importante cadeia. Na região temos milhares de arquitetos e de designers que agora passam a contar com mais uma grande marca do setor na região. Comemoramos emprego, investimentos e maior oferta de produtos na nossa cidade”, diz Banzato.

Autor: Renan Muniz