24 AGO 2023
CULTURA
Sinfônica de Santo André leva concerto sem violinos ao Cine Theatro Carlos Gomes
 ‘Quando os violinos não tocam’ terá regência do maestro Abel Rocha e do solista Rafael Cesário

Santo André, 24 de agosto de 2023 - A Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa) promete mais uma vez encantar o público com duas apresentações no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes neste fim de semana (26 e 27). O concerto ‘Quando os violinos não tocam’ terá regência do maestro Abel Rocha e participação do solista Rafael Cesário (violoncelo) no sábado (às 19h30) e no domingo (a partir das 11h). O endereço é Rua Senador Fláquer, 110, no Centro.

Diferentemente dos outros programas, a orquestra se dividirá em grupos para realizar três obras com formações instrumentais variadas em que os violinos não são incluídos: as ‘Bachianas Brasileiras nº 1’ de Heitor Villa-Lobos; o ‘Concerto de Brandemburgo nº 6’ de Johann Sebastian Bach; e o ‘Concerto para Violoncelo e Sopros’ de Friedrich Gulda.

"A orquestra sinfônica é um agrupamento musical cuja sonoridade é dada pelo som das cordas, principalmente pelos violinos. Nesse concerto resolvemos fazer uma coisa diferente. Selecionamos obras que prescindem dos violinos, que foram escritas para outras formações e que trazem outros instrumentos do naipe das cordas como protagonistas", afirma o maestro Abel Rocha.

Aquecimento - Nesta sexta-feira (25), a Ossa realiza um ensaio aberto no Teatro Conchita de Moraes (Praça Rui Barbosa, 12, Santa Teresinha), a partir das 16h30. É uma oportunidade para ver os ajustes da orquestra para as próximas apresentações e ainda curtir um equipamento que foi recentemente entregue todo reformado e modernizado de volta ao público e ao cenário cultural andreense.

Entrada - A entrada para as apresentações no Cine Theatro Carlos Gomes é gratuita, por ordem de chegada. Dando sequência à Campanha do Agasalho 2023, haverá estrutura para recebimento de doações como cobertores, roupas, calçados e outros itens, que serão remetidos às 122 entidades assistenciais cadastradas no Fundo Social de Solidariedade e, posteriormente, chegam a cerca de 50 mil pessoas em situação de vulnerabilidade na cidade.

Agosto Lilás - A Secretaria de Assistência Social levará cerca de 100 pessoas, usuárias de sete Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da cidade e do Vem Maria para a apresentação. Logo após, se não chover, haverá caminhada até o Paço Municipal. A ação é em referência ao Agosto Lilás, campanha de enfrentamento à violência doméstica.

| Texto: Dérek Bittencourt e Tiago Oliveira
dcbittencourt@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142