Representantes deverão promover o desenvolvimento sustentável
Santo André, 24 de agosto de 2023 - A formação do Fórum de Paranapiacaba para a gestão 2023/2025 foi concluída com a eleição de quatro representantes titulares da sociedade civil e os respectivos suplentes no último dia 7 de agosto, em assembleia realizada no Galpão das Oficinas.
Foram eleitos Zilda Bergamini e Alexandre Almada Oshiro, do Coletivo Cultural; Marcos dos Santos Messicce e Sandra Aleixo Castela, do setor Gastronômico; Valdinete Maria Matos e Wagner Freidinger, da Monitoria; e Valter Mendes e Romario Magalhães, do segmento Artesanato e Serviços.
Ao todo o Fórum é composto por 16 integrantes. Juntam-se ao grupo, cinco titulares e cinco suplentes do poder público indicados pela Secretaria de Meio Ambiente de Santo André: Carlos Eduardo Palazzi e Vera Lúcia Freire de Mello; Guilherme Ribeiro de Souza Pinto e Raissa Mota; Eric Tadeu Lamarca e Paulo Henrique Borges de Oliveira; Carmen Jane dos Santos Pinto de Castilho e Leandro Bevilacqua; Leandro Wada Simone e Glaucia de Carvalho Ribeiro Cardoso. E os três representantes dos conselhos que tutelam a Vila, indicados pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico) e pelo Comdephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André).
O Fórum tem caráter consultivo e paritário, um instrumento de participação popular inserido na Lei nº 9018/2007, da Zona Especial de Interesse do Patrimônio de Paranapiacaba (Zeipp).
Os membros deverão zelar pelo patrimônio histórico e promover o desenvolvimento sustentável de Paranapiacaba.
O Fórum deverá se realizar pelo menos duas reuniões ordinárias por ano.
“Essa é uma ferramenta muito importante para o futuro da Vila, que pela primeira vez une o Poder Público, os órgãos de preservação do patrimônio histórico e cultural e a população que vive na região”, ressalta o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.