12 SET 2023
Parque Tecnológico de Santo André finaliza desafio de inovação do Grand Plaza
Aplicativo do shopping, já disponível para download, foi criado por intermédio do Hub de Inovação e promete uma nova experiência aos consumidores
Santo André, 11 de setembro de 2023 - O Hub de Inovação do Parque Tecnológico de Santo André, que visa encontrar soluções inovadoras para necessidades apresentadas por empresas, concluiu mais um desafio. Desta vez, o objetivo era melhorar a experiência dos consumidores dentro do Grand Plaza Shopping por meio de um aplicativo.

O Hub de Inovação apoia e fomenta empresas que queiram desenvolver pesquisas, novos produtos e processos, fazendo a ligação entre elas e as startups, universidades e centros tecnológicos da região interessados em encontrar soluções para questões relacionadas à inovação. Estas questões são apresentadas pela empresa, por meio de desafios.

No caso do Grand Plaza, o objetivo era oferecer um moderno sistema de geolocalização e facilidade de acesso a diversos serviços do centro de compras. Em agosto de 2022, o shopping apresentou o desafio de encontrar um caminho que integrasse o mundo digital e o físico, utilizando a tecnologia como aliada na hiperconveniência, na personalização e na comodidade para o cliente.

“O Grand Plaza é comprometido com a experiência de seus clientes e tem a inovação como principal aliada para contribuir com a evolução do varejo. Esse aplicativo nos ajudará a tirar os clientes da rotina em uma jornada mais positiva e interessante, apresentando todas as facilidades possíveis”, afirma o superintendente do Grand Plaza Shopping, Fábio Oliveira.

A startup Gitly, de São Caetano, com apenas três anos de estrada, foi quem desenvolveu o app, após ser selecionada entre sete empresas (startups, universidades, centros de pesquisa) que apresentaram propostas para solucionar o problema apresentado pelo shopping.

O aplicativo do Grand Plaza está disponível para download para Android e iOS desde o início do ano em período de testes. A novidade também fornecerá ao shopping dados estatísticos que auxiliarão na tomada de decisões.

“Repetidamente temos dito que inovação é o futuro do ABC, seja ela na indústria, comércio, serviços ou varejo. Acreditamos muito na tríplice hélice, que é a troca constante de informações entre poder público, universidades e empresas. Esse tripé colaborativo é fundamental para o desenvolvimento dessas novas tecnologias, como essa apresentada pela Gitly, e trazer essa inovação é fundamental para o avanço do varejo na nossa cidade e região”, destaca o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.

O investimento da Syn Prop & Tech, que administra o shopping, apenas no aplicativo, foi de aproximadamente R$ 600 mil e o lançamento oficial aconteceu em julho deste ano.

“Para nós, participar e ganhar o Desafio de Inovação do Grand Plaza foi uma oportunidade incrível porque fomentou mais negócios para a Gitly, inclusive dentro do grupo Syn. Para empresas pequenas como a nossa, não é fácil acessar as grandes empresas, mas o Parque Tecnológico faz essa ponte e possibilita que isso aconteça”, diz o sócio-fundador da Gitly, Tiago Sanches da Silva

Desde a criação do Hub de Inovação, em 2020, 27 desafios foram atendidos pelos integrantes do ecossistema do Parque Tecnológico, resultando em 19 projetos em parcerias com Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) e empresas, 21 empresas proponentes de desafios, 67 respondentes e mais de R$ 27 milhões aprovados em projetos junto a agências de fomento à inovação. Dentre os projetos gerados a partir do suporte do Parque dois completaram todo o ciclo, um da Prometeon e este do Grand Plaza Shopping.

“O modelo do Hub é aberto, ou seja, todas as empresas ou centros de pesquisa com potencial para atender ao desafio podem participar. Nós trabalhamos para conciliar a expectativa da empresa com as oportunidades de inovação que ela vai implementar. Pode ser que o empreendedor tenha uma ideia de desenvolver uma tecnologia super inovadora, mas não está no nível de maturidade ideal sob a ótica da empresa demandante e ainda pode requerer um esforço maior que o disponível para implementá-la”, explica o diretor técnico do Parque Tecnológico, Ricardo Magnani.

Segundo Magnani quem escolhe são as empresas. O que o Hub faz é fornecer uma metodologia capaz de sistematizar isso, colocar parâmetros, e dar cenários para seja tomada uma decisão acertada, com o menor risco possível.

| Texto: Paola Zanei
apmzanei@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142