21 SET 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Santo André celebra o Dia da Árvore com plantio na Chácara Pignatari
Ação simbólica comemorou ainda a chegada da primavera

Santo André, 21 de setembro de 2023 - Para celebrar o Dia da Árvore (21) e a chegada da primavera, o Departamento de Parques da Secretaria de Meio Ambiente de Santo André realizou na tarde desta quinta-feira o plantio simbólico de cinco mudas de ipê-branco e três de cambuci no Parque Antonio Pezzolo (Chácara Pignatari).

A ação contou com a parceria da Gerência Administrativa das Residências Terapêuticas, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a preservação da vegetação. “Santo André tem 60 mil árvores. Só nos últimos sete anos plantamos mais de mil”, lembra o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

A escolha do ipê para o plantio justifica-se por ser uma árvore que representa a nação brasileira ao lado do pau-brasil. Já o cambuci é uma árvore frutífera nativa da Mata Atlântica e Serra do Mar, comum principalmente na região de Paranapiacaba, onde se produz em larga escala doces, salgados e bebidas. Os produtos mais populares são a geléia e a cachaça de cambuci.

Dia da Árvore - A data é comemorada em todo o território nacional no dia 21 de setembro para alertar a população sobre esse importante recurso natural. A prática do desmatamento vem aumentando ano a ano e já implica na climatização do planeta, como altas temperaturas ou baixas demais e as chuvas torrenciais em determinadas regiões.

Primavera - Em 2023, a primavera se inicia exatamente às 3h50 (horário de Brasília) do sábado (23) no hemisfério sul. É conhecida como a estação das flores, porque várias espécies desabrocham nos três meses de duração da primavera.

As mudas foram doadas pela Secretaria do Meio Ambiente e pela Emea Parque Tangará, da Secretaria de Educação. Representantes de seis serviços residenciais terapêuticos participaram do plantio: Aliados e Feminina, ambos da Vila São Pedro; Espanha e Uruguai, do Parque das Nações; Marquês de Barbacena, de Santa Teresinha; e Nova Era, da Vila Mazzei.

| Texto: Janete Ogawa