08 ABR 2024
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Hospital Veterinário é inaugurado no aniversário de 471 anos de Santo André
Atendimento começará nesta terça, com distribuição de senhas a partir das 8h
Santo André, 8 de abril de 2024 - Um sonho antigo se concretizou nesta segunda-feira (8), dia em que Santo André completou 471 anos: a inauguração do Hospital Veterinário Municipal. O equipamento fica na Rua Juquiá, altura do nº 135, na Vila Eldizia, ao lado da Sabina Parque Escola do Conhecimento,

”Esse equipamento é um sonho que a gente tira do papel, foi um prédio feito já pensando em ser um hospital, com atendimento diferenciado e que vai trazer uma qualidade de vida para os pets e para os donos e protetores”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

O Hospital Veterinário tem dois andares, com 800 metros quadrados de área construída. O piso térreo, onde será feito o atendimento ao público, conta com a recepção do hospital; a recepção do Centro de Adoção; um gatil com capacidade de abrigar até 20 gatos; um canil com solarium para até 30 cães; três consultórios; uma sala para infectocontagiosos; uma sala para internação; um ambulatório; um espaço para banho e tosa; e um compartimento para estoque de ração.

O piso superior contempla dois centros cirúrgicos; duas salas de pré-operatório; duas salas de pós-operatório; um expurgo; uma sala de esterilização; enfermaria; estoque; raio-x; ultrassom; administração; copa, lavanderia e dois vestiários.

Trata-se de um prédio construído do zero com estrutura específica para o tratamento animal. O investimento é totalmente da Prefeitura, da ordem de R$ 2,8 milhões.

O Hospital Veterinário é gerenciado pela Secretaria de Meio Ambiente, por meio do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal. Serão entregues 30 senhas por dia (distribuídas por ordem de chegada), mais urgência e emergência e retornos, prioritários para cães e gatos. Os critérios de emergência serão definidos pelo veterinário de plantão. A Sociedade Paulista de Medicina Veterinária (SPMV), vencedora da licitação, fará a prestação de serviços no local.

"Acredito que esse hospital seja um dos únicos que tenha sido construído já com o conceito de atendimento de hospital para os animais. O nosso Departamento de Bem-Estar Animal, que foi criado em 2017, foi muito importante para que todas essas conquistas acontecessem. O Departamento tem programas essenciais para a causa animal", afirma o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

Ao longo dos próximos 90 dias, será realizado diálogo com o Conselho Municipal de Proteção Animal, que reúne protetores e sociedade civil, para avaliar os critérios de utilização do canil e gatil, que não serão ativados num primeiro momento, para melhor utilização do Centro de Adoções Animal.

O atendimento do Hospital Veterinário Municipal terá início nesta terça (9) e será feito apenas para quem mora em Santo André, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. É necessário apresentar o comprovante de residência. Beneficiários do programa Bolsa Família terão prioridade no atendimento. O atendimento 24h será apenas para animais internados.

Hospital Municipal Veterinário de Santo André
Endereço: Rua Juquiá, altura do n° 135 - Vila Eldizia (entrada pelo estacionamento da Sabina Escola Parque do Conhecimento)
Atendimento: Segunda a sexta-feira

Autor: Daniele Vieira