08 ABR 2024
Estação Pirelli será reativada em Santo André
Em visita à Feira da Fraternidade no aniversário da cidade, governador Tarcísio de Freitas anuncia projeto para novo equipamento da CPTM que fará parte da linha 10-Turquesa
Santo André, 8 de abril de 2024 - A linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) terá uma nova estação para atender a uma demanda antiga dos passageiros de Santo André. Nesta segunda-feira (8), dia em que a cidade completou 471 anos, o governador Tarcísio de Freitas esteve na Feira da Fraternidade e autorizou a elaboração dos projetos para a construção da estação ABC, que vai funcionar no mesmo local da antiga parada Pirelli, desativada em 2006.

“É uma estação que vem sendo demandada há muito tempo e que colocamos como prioridade. Foi um compromisso que nós assumimos e determinamos à CPTM o início imediato dos projetos de engenharia levando em consideração, num primeiro momento, o atendimento à linha 10 e também possivelmente à linha 14, que virá e vai sair de Santo André, cortar a zona leste de São Paulo e terminar em Guarulhos”, afirmou Tarcísio.

O projeto básico da estação ABC será contratado pela CPTM, com prazo de 18 meses para conclusão. Depois disso, o Estado poderá estabelecer os cronogramas de abertura das licitações para o projeto executivo e execução das obras.

"A gente não poderia ter um presente maior do que a presença do governador do Estado, anunciando um compromisso de campanha, que juntos vamos tirar do papel. Já entregamos a modernização da Avenida dos Estados e recebemos recursos para a saúde, estamos muito felizes com mais esse anúncio importante, uma grande conquista nos 471 anos da cidade", destacou o prefeito Paulo Serra.

Com demanda estimada de 15 mil passageiros por dia, a estação ABC ficará entre as estações Santo André e Capuava da linha 10-Turquesa. Futuramente, ela também será integrada à linha 14-Ônix, interligando Santo André a Guarulhos.

“A retomada dos estudos e projetos para reativar a Estação ABC é um passo importante em direção a um sistema de transporte público mais eficiente, acessível e integrado para todos. A nova estação será uma solução para a mobilidade de 15 mil passageiros diariamente e que terá um impacto positivo em toda a rede de transportes”, declarou o secretário de Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve.

O Governo de São Paulo ainda faz análises preliminares para que a estação ABC integre o futuro projeto do Trem Intercidades entre a capital e a Baixada Santista.

“A futura estação ABC será estratégica para o município de Santo André captando novas demandas, desafogando a estação central, potencializando o intenso desenvolvimento urbano da região, propondo a implantação de empreendimentos associados e incentivando as atuais e futuras atividades comerciais”, afirmou o presidente da CPTM, Pedro Moro.

A estação será 100% acessível e terá itens de conforto e segurança aos passageiros como escadas rolantes e elevadores, além de bicicletário gratuito – mediante cadastro, como ocorre nos demais locais que oferecem o serviço.

Autor: Daniele Vieira