22 SET 2023
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Santo André dá início ao II Seminário de Educação Inclusiva
Programação conta com palestras, espetáculos, rodas de conversas e muito mais até o dia 28 de setembro

Santo André, 22 de setembro de 2023 - Até 28 de setembro acontece em Santo André o II Seminário de Educação Inclusiva. A abertura ocorreu na noite desta quinta-feira (21) em uma emocionante apresentação do espetáculo musical Noturno Cadeirante, no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector - a encenação foi toda realizada por artistas cadeirantes, com mobilidade reduzida ou cegueira.

A programação do seminário, voltado para profissionais da própria rede, se estende pelos próximos dias com palestras (ministradas por Priscila Benitez, Barbara Delpretto, Vanessa Cristina Paulino Ricardo Fernandes, Airton Marques Santos, Ana Paula Zerbato, André Melo de Souza, Luiz Renato Martins da Rocha e Monica Gonçalves de Oliveira). Serão ainda realizados outros espetáculos, rodas de conversas e muito mais, realizados em diversos equipamentos da rede municipal de ensino.

Durante a cerimônia de abertura, que foi acompanhada por representantes de gestores das unidades escolares, convidados da Prefeitura, entidades parceiras e até outros municípios, o secretário de Educação, Almir Cicote, aproveitou para agradecer todos os profissionais que dia a dia atuam neste segmento de educação inclusiva.

“É um trabalho extremamente árduo, muitas vezes não reconhecido, mas a cada dia que passa a gente tem melhorado, mesmo com todas as dificuldades, e estamos sempre subindo um degrauzinho melhorando nossa rede municipal de ensino com relação à educação inclusiva. Sabemos que temos muito a fazer, mas já fizemos bastante também. Tudo com muito carinho e amor”.

A cerimônia de abertura ocorreu no dia 21 não por acaso. Isso porque a data é relativa ao no Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. “Luta? Sim, luta! Luta daqueles que se mobilizam para fazer valer os direitos e fazer a diferença na vida das pessoas”, bradou a diretora do Departamento de Educação Inclusiva, Sandramara Gerbelli.

Ações - Para atender os alunos surdos, Santo André possui um Polo Bilíngue que envolve a Educação Infantil, Ensino Fundamental I e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Seu principal objetivo é a apropriação da Libras (Língua Brasileira de Sinais) e a aquisição do português escrito, além de oportunizar ensino bilíngue as/aos demais alunas e alunos. Às/aos docentes, funcionários e familiares é disponibilizado curso de Libras.

Desta forma, todos os alunos são beneficiados em sala regular com instrutores e intérpretes, além de se reconhecerem enquanto pares, o que favorece a aprendizagem da Libras e, consequentemente o desenvolvimento dos alunos. O Atendimento Educacional Especializado é oferecido no contraturno com os instrutores e docentes bilíngues.

Para atender alunos cegos, a cidade possui um Polo de Deficiência Visual, que envolve a Educação Infantil, Ensino Fundamental I e EJA. Seu principal objetivo é a apropriação do Braille e Soroban, além de oportunizar o acesso ao Braille aos demais alunos da escola.

São disponibilizados como recursos o Ensino em Braille, Soroban, Orientação e Mobilidade, materiais adaptados assim como recursos de tecnologia assistiva.

Neste ano, a Prefeitura de Santo André realizou a aquisição de óculos inteligentes, outro importante recurso de tecnologia assistiva com foco na acessibilidade, eliminação de barreiras e qualidade do atendimento aos alunos cegos.

A cidade também oferece o Atendimento Educacional Especializado no contraturno escolar, em Sala de Recursos Multifuncional.

| Texto: Dérek Bittencourt
dcbittencourt@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142