Nesta fase serão cumpridas 478 horas de curso com matriz curricular direcionada aos futuros novos agentes de segurança
Santo André, 25 de setembro de 2023 - A Prefeitura de Santo André está realizando a última etapa do concurso público para a contratação de novos Guardas Civis Municipais. Nesta fase foram selecionadas 89 pessoas, sendo 70 homens e 19 mulheres, que participarão de um curso de formação específico com questões da matriz curricular nacional.
"Nossa corporação é forte, já passamos por decisões judiciais que enfraqueciam o poder de polícia da GCM e isso hoje foi superado. E é isso que a população espera de nós, a integração com as forças policiais e a estabilidade institucional. Sabemos o desafio da segurança pública e o que a população clama", pontuou o prefeito Paulo Serra, que participou da abertura da última etapa do concurso nesta segunda-feira.
O concurso público para a contratação de novos GCMs foi realizado em janeiro de 2020 e, após o período de pandemia de Covid-19, foi retomado no ano passado. Os candidatos passaram por diversas etapas como prova teórica e científica, além de teste de aptidão física, psicológica e psicotécnica, além de investigação social.
Nesta etapa final serão abordadas noções de direito processual, direito penal e direitos humanos, primeiros socorros, armamento e aulas de tiro, Defesa Civil, meio ambiente, noções de sociologia e criminalística.
"Poder contar com esses novos guardas futuramente vai reforçar ainda mais nossa corporação e permitir que a gente atenda a população de uma maneira cada vez mais eficaz. Temos uma GCM valorizada, uma cidade monitorada e estamos em busca de aumentar ainda mais a percepção de segurança da nossa gente", frisou.
Homenagem - No evento da aula inaugural desta última etapa do concurso público foi concedida uma homenagem com medalhas de honra ao mérito aos dois guardas que realizaram o salvamento de uma bebê há duas semanas, vítima de engasgamento. Além disso, os pais da criança também compareceram para receber a homenagem.
Na ocasião, os GCMs André José Eduardo de Faveri e Rodrigo Amaral Gomes estavam em ronda pela Rua Suçuarana, nas proximidades da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Chico Mendes, quando avistaram o pai saindo de sua residência pedindo socorro aos agentes de segurança, pois sua filha havia engasgado com leite materno.
De imediato os dois guardas levaram a criança para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Luzita e, no percurso, iniciaram uma manobra de reanimação conhecida como Heimlich, técnica de primeiros socorros que induz uma tosse artificial para que o objeto seja expelido da traqueia.
| Texto: Daniel Betega