10 OUT 2023
Santo André terá programação especial para as crianças no feriado prolongado
Atrações estarão disponíveis em diversas regiões da cidade entre quinta-feira e domingo

Santo André, 10 de outubro de 2023 - O Dia das Crianças será comemorado na quinta-feira (12) e a Prefeitura de Santo André promoverá quatro dias de diversão em espaços públicos da cidade de maneira descentralizada, com atrações em diversas regiões. Os pequenos poderão curtir brincadeiras, teatro, música e muitas outras atividades que integram o Mês da Criança Solidário.

Em cada um dos dias do feriado prolongado, três parques e o Paço Municipal receberão uma estrutura especial das 10h às 17h, promovendo alegria, socialização e experiências variadas.

Crianças de todas as idades terão acesso a jogos, brincadeiras, música, mini quadras esportivas, slackline, espaço kids, recreadores, triciclos família e praianos, música, desafios, artistas circenses, personagens infantis, brinquedos infláveis, cama elástica, pipoca, algodão doce, maquiagem artística e muito mais. Haverá ainda praça de alimentação e sanitários em todos os espaços.

Na quinta-feira (12) estrutura estará montada no Parque Regional da Criança - Palhaço Estremilique, no Parque Jaçatuba. Na sexta (13), a parada obrigatória será no Parque Guaraciaba (Vila Guaraciaba). E no sábado (14) a diversão estará garantida no Parque Celso Daniel (Bairro Jardim).

Por fim, no domingo (15), o ponto de encontro é o estacionamento do prédio Executivo da Prefeitura, em uma edição especial do Domingo no Paço, totalmente gratuita. Crianças de todas as idades poderão se divertir em estrutura similar à montada nas áreas verdes nos dias anteriores.

É possível levar ainda bicicleta, skate, patins e similares para tornar o dia ainda mais divertido. Vale ressaltar que os pets são bem-vindos, mostrando que o evento é realmente para toda a família.

A entrada é solidária e o munícipe pode levar alimentos não perecíveis, itens de higiene, e/ou brinquedos em bom estado. As doações serão destinadas ao Fundo Social de Solidariedade, que destinará a arrecadação para entidades assistenciais, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade.

Espetáculos infantis - Santo André terá três espetáculos infantis nesta semana. Na quarta-feira (11), às 16h, o Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes recebe a peça Mosaico Brasileiro, que vai levar a plateia a uma viagem emocionante pelas diferentes regiões do Brasil, explorando músicas, brincadeiras, fauna e flora de cada local.

Na quinta-feira (12), a Emia Aron Feldman, que fica dentro do Parque Regional da Criança - Palhaço Estremilique, recebe a apresentação “Viva as grandes figuras! Protagonismo negro nas artes do sudeste brasileiro”. A peça propõe ao público de 7 a 12 anos uma vivência junto ao universo de alguns dos principais representantes negros das artes do sudeste brasileiro.

No sábado (14), às 16h, a banda Estralo se apresenta no Teatro Conchita de Moraes. O grupo traz uma proposta musical cênica e poética com o intuito de colaborar, de forma divertida, com a formação musical das crianças, apresentando através de seus shows repertórios da Música Popular Brasileira que podem ser apreciados por toda a família.

A entrada para as três apresentações é gratuita.

Diversão no Cine Carlos Gomes - No sábado (14), o Cine Theatro de Variedade Carlos Gomes terá agenda extensa a partir das 9h30, com pintura artística facial e corporal, depois construção de instrumentos musicais às 10h, e oficina de dedoches às 11h. Mais tarde, às 14h, acontece mais um encontro Forró Pé de Calçada – Cada um belisca um pouco, exaltando a cultura popular nordestina proporcionando playlist inicial voltada ao público infantil e famílias.

Feira de Troca de Brinquedos - No domingo (15), das 10h às 16h, o Parque Central recebe a 4ª Feira de Troca de Brinquedos, realizada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). Previamente agendado para o último dia 8, o evento precisou ser remarcado em razão das condições climáticas.

A atividade, promovida pela Gerência de Educação e Mobilização Ambiental da autarquia, conta com o apoio do Fundo Social de Solidariedade e ocorre na tenda azul do parque. A ideia é simples: a criança leva um ou mais brinquedos (em bom estado de conservação) e pode trocar por outros, ao longo do evento, com as crianças presentes na ação. O objetivo é estimular o desapego, a socialização entre os pequenos e a sustentabilidade.

Para que a dinâmica da brincadeira ocorra com sucesso é essencial que haja autonomia dos pequenos. Educadores do Semasa estarão no local orientando os pais e responsáveis sobre o funcionamento das trocas.

Outros locais - A programação voltada para as crianças ainda terá eventos em outros espaços andreenses. Na quinta-feira (12), a partir das 12h, no CEU Ana Maria, será realizada a tradicional Festa das Crianças, que terá propósito beneficente e contará com brinquedos, sorteios, cachorro-quente e refrigerante, além do lançamento de videoclipe e show musical da cantora Anna Dargs.

Em Paranapiacaba, também na quinta-feira, o restaurante Mr. Ballmann vai promover um evento gratuito para a criançada no jardim do estabelecimento das 15h às 17h, com doces, pipocas, salgados, chocolates e brincadeiras.

| Texto: Dérek Bittencourt
dcbittencourt@santoandre.sp.gov.br