17 OUT 2023
SEMASA
Atrações infantis unem diversão e sustentabilidade no Parque Regional da Criança
Emia Aron Feldman recebe programação especial do Semasa e da Secretaria de Cultura no sábado com Gincana Ecológica, Parque Recicla, oficina de boneca, exposição e espetáculo
Santo André, 17 de outubro de 2023 - A Emia (Escola Municipal de Iniciação Artística) Aron Feldman, localizada no Parque Regional da Criança - Palhaço Estremelique, em Santo André, recebe neste sábado (21) uma programação especial infantil, que une diversão e sustentabilidade. As atividades, todas gratuitas, serão promovidas pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e pela Secretaria de Cultura, a partir das 10h.

Uma das atrações será a Gincana Ecológica, das 10h às 14h, realizada pelo Semasa com apoio do Fundo Social de Solidariedade. Nesta atividade, a criançada passa por um circuito de brincadeiras, soma pontos e, ao final, pode trocar por brinquedos. Todos os itens disponibilizados foram doados nas Estações de Coleta de Santo André e passaram por triagem e higienização. Estarão disponíveis de pequenos brinquedos até ursinhos de pelúcia, bonecas, jogos, bonecos de ação, casinhas de boneca, bicicletas, patins e patinetes.

A atividade está integrada ao Parque Recicla, iniciativa que estimula a corresponsabilidade pela destinação adequada dos resíduos nos parques públicos. Ou seja, para participar do Gincana Ecológica, os pequenos deverão descartar um material reciclável, que servirá como ‘ingresso’ de entrada. São aceitos diversos tipos de recicláveis, como garrafas plásticas, latinhas de alumínio, embalagens longa vida, vidros, entre outros. Além disso, quem levar um litro de óleo de cozinha usado poderá trocar por uma barra de sabão ecológico, além do ‘ingresso’ de entrada.

Às 13h, a Emia Aron Feldman recebe a abertura da exposição Portões que Falam, projeto de arte pública desenvolvido nas ruas da Vila Alzira.

Às 13h30, a criançada poderá participar da oficina de boneca Abayomi, com Angela Rope. Para acalentar seus filhos durante as viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil –, as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi.

A partir das 15h, a Emia recebe o espetáculo infantil Ciranda das Flores. Na peça, uma jardineira e um semeador trabalham em Ciranda das Flores e, embora estejam apaixonados um pelo outro, não conseguem declarar essa paixão. Depois de uma discussão envolvendo um cacto, que o semeador chama de esquisito e sem utilidade, a jardineira se lembra da história do Alecrim e do Botãozinho de Rosa, que ajuda o amigo a entender a importância de coisas que à primeira vista não têm nenhuma.

As atividades na Emia Aron Feldman fazem parte da programação do Mês da Criança Solidário. O endereço é Avenida Itamarati, 536, no Parque Jaçatuba.

Autor: Paloma Alvarez e Tiago Oliveira