17 OUT 2023
SEMASA
Semasa realiza oficina para diagnóstico do Plano de Educação Ambiental do Parque do Pedroso neste sábado
Atividade é voltada especialmente aos moradores da região e acontece em formato de café da manhã com diálogo
Santo André, 17 de outubro de 2023 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) está desenvolvendo o Plano de Educação Ambiental e Comunicação do Parque Natural Municipal do Pedroso, cuja participação da população é fundamental. Por isso, no próximo sábado (21), a autarquia promove um encontro, em formato de café da manhã, para discutir, debater e receber colaborações dos munícipes da região sobre a Unidade de Conservação.

A atividade, que ocorre das 10h às 12h no Auditório do Polícia Ambiental (dentro do parque), procura aproximar os moradores das questões do local, colhendo sugestões sobre as necessidades do parque, os problemas encontrados, quais ações precisam ser promovidas pela autarquia, como melhorar a comunicação com a comunidade entre outros.

O Plano de Educação Ambiental do Parque do Pedroso é uma das ações desenvolvidas pela Gerência de Educação e Mobilização Ambiental e está inserido no eixo de trabalho ‘Educação e Territorialidade’. Segundo a gerente de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa, Elaine Cristina da Silva Colin, o objetivo deste eixo é promover a elaboração, monitoramento e o desenvolvimento de projetos e ações intersetoriais de Educação Ambiental que contribuam com a construção de novas relações entre a população e o ambiente em que vivem, baseando-se na mitigação de problemas ambientais locais e nos processos socioambientais de integração social, estimulando dimensões simbólicas de vínculo e pertencimento para promoção da conservação ambiental.

“A elaboração do Plano de Educação Ambiental e Comunicação do Parque do Pedroso atende uma das diretrizes do Plano de Manejo do Pedroso, além das políticas Nacional, Estadual e Municipal de Educação Ambiental. Sua construção está alinhada também à ENCEA (Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental em Unidades de Conservação), de modo a potencializar os processos de participação, diálogo e aprendizagem social envolvendo a comunidade local”, explica.

O Semasa já promoveu encontros do plano junto aos funcionários do parque, agentes de saúde dos bairros do entorno, frequentadores da Unidade de Conservação e, nesta semana, também realizará uma oficina diagnóstica junto aos alunos e professores da Escola Estadual Pedro Cia, que fica no Parque Miami. A autarquia também está reunindo propostas e sugestões para o Plano de forma on-line, por meio de uma formulário próprio, disponibilizado no site www.semasa.sp.gov.br/minicursos até 30/11

Para participar da Oficina ‘Café na Mata’ deste sábado é preciso se inscrever pelo e-mail educambiental@semasa.sp.gov.br ou pelo telefone 4433-9050.

Autor: Paloma Alvarez
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024