17 OUT 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Santo André recebe mutirão que oferece serviços de cidadania a pessoas em situação de rua
Atendimento do Pop Rua Jud será realizado na Praça do Carmo até quinta-feira
Santo André, 17 de outubro de 2023 - A Prefeitura de Santo André, em parceria com o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) e a 26ª Subseção Judiciária do Estado de São Paulo, realiza entre 17 e 19 de outubro o mutirão Pop Rua Jud Santo André, que oferece serviços de cidadania a moradores em situação de rua. O atendimento acontece na Praça do Carmo, das 10h às 15h.

“O conceito do Pop Rua Jud permite dar cidadania e dignidade para pessoas em situação de rua, com inúmeras autoridades e órgãos que resolvem problemas e regularizam a situação de munícipes em vulnerabilidade. Quando essa ação nos foi apresentada compramos de cara a ideia, pois Santo André é uma cidade acolhedora", destacou o prefeito Paulo Serra, que acompanhou o primeiro dia de atendimento nesta terça-feira (17).

Os serviços disponibilizados para as pessoas em situação de rua incluem distribuição de refeição, frutas, suco e água, kits de higiene bucal, oportunidade de emprego, testagem rápida de HIV, sífilis, hepatites e Covid-19, orientação sobre álcool e drogas, corte de cabelo, emissão de documentos, defesa em processos criminais, orientação a imigrantes, entre outros.

"Este movimento foi proposto pelo Conselho Nacional de Justiça, estamos realizando quase duas dezenas desses encontros. Pode parecer pouco, mas pra quem acompanha e sabe da dificuldade que é organizar um evento desses, entende a importância da ação", afirmou o vice-presidente do TRF-3, desembargador Antonio Carlos Cedenho.

O Pop Rua Jud é um evento coordenado pelo TRF-3 em parceria com diversas instituições públicas e organizações não governamentais para ajudar, de forma emergencial, pessoas em situação de rua. É uma iniciativa nacional criada pelo Conselho Nacional de Justiça.

Entre os órgãos participantes da ação estão Prefeitura de Santo André, Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Poupatempo, Correios, Receita Federal, Associação dos Registradores de Pessoas Naturais, Exército Brasileiro, Tribunal Regional Eleitoral, INSS, Caixa Econômica Federal, Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, Defensoria Pública da União, Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Faculdade de Direito de Santo André e Cúria de Santo André.

A ação conta também com a participação da Agência da ONU para as Migrações, Agência da ONU para Refugiados, Comitê Nacional para os Refugiados, Polícia Federal, Acisa, Faculdade Anhanguera Santo André e Ministério Público do Estado de São Paulo.

Os educadores sociais da Secretaria de Assistência Social estarão circulando a cidade visando sensibilizar as pessoas a participar da ação, levando todos ao local. O evento é acessível, com intérprete de Libras oferecido pela Secretaria da Pessoa com Deficiência.

Autor: Daniele Vieira