01 NOV 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Paranapiacaba terá Halloween com o tema “Doces ou travessuras"
Evento será realizado nos dias 4 e 5 de novembro na parte baixa da vila

Santo André, 31 de outubro de 2023 - Paranapiacaba será palco das comemorações do Halloween no próximo final de semana. Neste ano, o tema do evento será “Doces ou travessuras”. As atividades serão realizadas no sábado (4) e no domingo (5), a partir das 11h, no Galpão dos Ferroviários e na Sala Casa Azul, na parte baixa da vila inglesa. O endereço é Rua da Estação, s/n.

Crianças e adolescentes fantasiados até 15 anos poderão participar da brincadeira, batendo de porta em porta para pedir doces como recompensa. Mas, caso não recebam o mimo, podem fazer uma travessura, como assustar as pessoas ou pregar peças divertidas e inofensivas.

O evento é realizado pela Associação Brasileira de Bruxaria e Casa das Bruxas, em parceria com a Rádio Cidade Classic Hits e o comércio local.

As atrações são destinadas para toda a família. A programação conta com shows de dança; performance teatral; procissão de boas-vindas; gincana; contação de histórias; roda de tambores; e até apresentações de lendas da vila, como o Véu da Noiva.

“É uma data que tem muito a ver com os mistérios de Paranapiacaba. Por isso, o Halloween já está fazendo parte do calendário anual da vila”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

De acordo com Tânia Gori, organizadora do evento, neste ano houve alteração da data para tentar fugir das feiras esotéricas que ocorrem no final de outubro. “Além disso, as pessoas associam o Halloween como a abertura de um portal energético e vamos usar a força da Lua minguante para trazer uma energia de limpeza e purificação”.

A festa das bruxas será gratuita, porém quem quiser pode doar um quilo de alimento não perecível. Toda arrecadação será encaminhada para o Fundo Social de Solidariedade de Santo André para ser distribuída entre as entidades cadastradas.

Dia das Bruxas - Baseada nas datas festivas do povo celta, o Dia das Bruxas surgiu há mais de dois mil anos. Os celtas acreditavam que o Samhain (ou Halloween) era uma ocasião especial, uma diversão entre os mundos visível e invisível, em que as forças sobrenaturais estavam ativas e os espíritos estariam livres.

Atualmente, é mais uma grande diversão com fantasias de abóboras iluminadas, bruxas, monstros, fantasmas e vampiros. A brincadeira “Gostosuras ou Travessuras” teve origem a partir do medo dos povos antigos pelas criaturas do outro mundo. Para amansar esses seres, as pessoas colocavam um prato com doces na frente das casas.

Programação:

4/11 (sábado) - Galpão dos Ferroviários
11h30 - Rito de Comunhão e Oferenda aos Ancestrais com Ingratiluz
12h30 - Show de Dança - Dança Cigana com Punhal com Michele Caetano
13h - Performance Teatral - AKELARRE - A Irmandade do Fogo - Ritualística de Sabbat com Marcela Marvel e CIA
13h40 - Ritual de Honra aos Antepassados com Bruxo Urbano
14h20 - Show Dança do Ventre estilo Tribal com Juliana Hari Om
14h30 - Show de Fusion Bellydance com Astarte
14h40 - Show de dança Tribal Orixamã com Studio Kamra Safi
14h50 - Show de Dança - Bruxas a caminho do Nilo, a dança da purificação com Aranas Fusion Dance Trupe
15h - Vivência com as Cartas Ciganas com Jade Amud
15h30 - Magia e Benzimento com Benzimento Coletivo com Cris Meinberg Benzedeira