Santo André, 9 de novembro de 2023 - Estão abertas as inscrições para músicos interessados em participar do projeto Canja com Canja, uma iniciativa icônica da cena cultural de Santo André entre os anos de 2000 e 2010, que está sendo retomada pela Secretaria de Cultura. A partir de 22 de novembro, sempre na penúltima quarta-feira de cada mês, cinco músicos ou bandas vão se apresentar uma “canja” de seu trabalho. Canja é uma expressão muito comum no universo musical e significa uma pequena mostra da produção do artista. Esta primeira edição acontecerá no espaço externo do Saguão do Teatro Municipal.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até 24 de outubro de 2024, por meio plataforma CulturAZ, onde está disponível a convocatória completa: https://culturaz.santoandre.sp.gov.br/oportunidade/1729/. Para se credenciar para a próxima edição, no entanto, os interessados deverão estar inscritos na plataforma CulturAZ até esta sexta-feira (10). O resultado será divulgado na segunda-feira (13).
Criado com o objetivo de ser uma mostra permanente da produção local ao promover um espaço de encontro para artistas da música em geral, dando oportunidade a novas bandas e proporcionando o encontro de grupos já consagrados da cidade e região, o projeto Canja com Canja volta com o objeto de fazer um resgate desta proposta. A ideia é retomar a oportunidade de encontros musicais e favorecer a cena artística da cidade, oferecendo espaço com infraestrutura para que os artistas possam apresentar seus trabalhos para um público diversificado.
Poderão se inscrever, gratuitamente, bandas ou músicos brasileiros e residentes na cidade de Santo André ou região metropolitana de São Paulo. A seleção será feita pela Comissão de Música de Santo André (CMúSicA), recém-formada e composta por músicos que participaram e conheceram o projeto no passado: André Marchiori, Audrey Bessa, Bebe Goes, Denise Coelho, Elaine Marin, Fernando Sardo, Jefferson Sooma, Juliana Lima, Kleber Albuquerque, Marcelo Mazucato, Marcia Querubim, Margarete Suzano, Nenê PNO, Odé Amorim, Rita Maria, Vasco Faé e Zé Terra. Os resultados da seleção serão publicados na plataforma CulturAZ em até dez dias antes de cada edição.
Para fazer jus ao nome do projeto, como na época de sua criação, será oferecida canja – a sopa – feita pelo Café Theatrum, que apoia a iniciativa.
| Texto: Paola Zanei
| Fotos: Alex Cavanha/PSA