22 NOV 2023
Santo André adere a projeto OAB Qualifica
Iniciativa tem como objetivo incentivar a qualificação dos profissionais e facilitar aos advogados a contratação de mão de obra
Santo  André, 22 de novembro de 2023 - Nesta terça-feira (21), a Prefeitura de Santo André, representada pelo secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, aderiu ao OAB Qualifica, um projeto da Ordem dos Advogados do Brasil – subseção Santo André que tem como objetivo incentivar a qualificação dos advogados e aproximá-los da instituição. A ata da minuta de cooperação foi assinada em cerimônia realizada na sede da entidade por, além de Banzato, representantes da Escola Superior de Advocacia de São Paulo (Aesa), da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) e do Sebrae (Serviço de Apoio  às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo) regional Grande ABC.

“Quando fomos convidados para endossar o projeto, nós imediatamente aceitamos e queremos participar de forma absolutamente ativa. Até porque esse projeto atua na qualificação, que nossa atual gestão tem uma atenção especial por meio da Escola de Ouro Andreense, e também por ser um dos nossos pilares que norteiam o trabalho da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego. Quando nós assumimos, nós estabelecemos o nosso DNA, que é atrair investimentos para geração de emprego e renda. E para isso definimos três pilares muito claros. O primeiro é a melhoria do ambiente de negócios, o segundo é a melhoria da competitividade das empresas e o terceiro é justamente o pilar da qualificação e do fomento a uma cultura empreendedora e de inovação”, disse o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.

Advogados e estagiários inscritos na 38ª subseção Santo André podem se cadastrar OAB Qualifica, por meio do site da entidade, colocando seu currículo e atualizando a  cada curso realizado. O link de acesso para o projeto é https://oabsa.org.br/qualifica .De acordo com sua formação, cada profissional recebe uma pontuação e passa a compor um ranking com os profissionais de acordo com sua qualificação. Os advogados que desejem contratar, podem recorrer à plataforma para encontrar os profissionais mais adequados às suas necessidades

“O OAB Qualifica vai funcionar como um selo de qualidade. Dentro da plataforma, quanto mais cursos, mais palestras, cursos do Sebrae, melhor vai ser sua pontuação. Então, se eu sou um escritório e preciso contratar, eu vou buscar nessa plataforma, porque terei a certeza de que vou estar contratando alguém qualificado. O recado que a gente está passando é que não basta uma graduação, não basta ter o exame da ordem. O advogado precisa mais do que isso para ter oportunidade de ser lembrado quando surgir alguma vaga no mercado de trabalho”, disse o presidente da OAB Santo André, Leonardo Dominiqueli Pereira.  A iniciativa, acrescentou Pereira, tem como objetivo aproximar advogados e OAB, para que cada vez mais ocupem um espaço que é deles por direito.

Texto Paola Zanei
Foto: Helber Aggio