24 NOV 2023
CEU Marek celebra Mês da Consciência Negra no final de semana
Programação tem show da rapper $irena e exibição do filme Triunfo neste sábado; evento “Presente!”, com diversas manifestações culturais de matriz africana, será realizado no domingo
Santo André, 24 de novembro de 2023 - No último final de semana do Mês da Consciência Negra, o CEU Marek promove intensa programação gratuita que começa neste sábado (25) com o show de lançamento do EP Sobre(Vivência) no Gueto, da rapper Sirena Daniela, mais conhecida como $irena, às 18h. A programação traz ainda apresentação do filme Triunfo no sábado e o evento Presente!, que celebra oficialmente o Dia Consciência Negra, no domingo (26). O CEU Marek fica na Rua Engenheiro Alfred Heitzman Júnior, s/n, no Jardim Marek.

Sirena, que mora no bairro Cidade São Jorge, é artista plástica, escritora e cantora desde os 6 anos. Faz parte do coletivo Buracão Cultural, organizadores do Sarau do Buracão, encontro que acontece mensalmente no CEU Marek. Após o show haverá a projeção de seus videoclipes e um bate-papo sobre o processo de produção do EP, dos videoclipes e a produção musical em geral.

Ainda no sábado, às 19h, após o show de $irena, será exibido o filme Triunfo, que procura responder a pergunta “O que seria do hip hop no Brasil sem o bailarino Nelson Triunfo?”. Nelson Gonçalves Campos Filho, conhecido como Nelson Triunfo, é um dançarino de breaking, músico e ativista social brasileiro, que ganhou notoriedade como um dos precursores da cultura hip hop no país.

No domingo, a partir das 14h acontece o evento Presente!  que tem o objetivo de celebrar o Dia da Consciência Negra. Organizado com a colaboração da juventude local, o evento vai reunir pessoas pretas trabalhadoras da cultura, abrangendo além de apresentações musicais, manifestações culturais de matriz africana, venda de comidas da culinária afro-brasileira.

Nas apresentações estarão presentes: $irena (rap), Fofis (clássicos do samba), Movimento Náufrago (indie rock), capoeira com Mestre Corisco e Mestre Pressa, DJ Tienne, MC Bolinha, MC Chaleks, Samba de Zazi, Lado A (rap e trapp), Keth Souza (danças urbanas), MC Tizzi e Mario Ayô (MPB e soul)

O título “Presente!” se refere ao gesto de erguer uma das mãos com o punho cerrado, sinal de resistência e afirmação de presença de sujeitos sociais e coletivos, comumente usado em manifestações em prol das pautas identitárias e na cultura de rua: saraus, batalhas de rima, slams e movimento hip hop em geral.

Serviço:
Mês da Consciência Negra no CEU Marek