13 DEZ 2023
Santo André terá Dia D de prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal
Munícipes podem passar por avaliação odontológica em 31 unidades de saúde espalhadas pela cidade sem necessidade de agendamento
Santo André, 13 de dezembro de 2023 - A Secretaria de Saúde de Santo André promove nesta quinta-feira (14) o Dia D para Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal nas 31 unidades de saúde da cidade que dispõem do serviço odontológico. Todos os munícipes interessados podem passar por avaliação sem necessidade de agendamento prévio.

“O câncer de boca tem cura e por isso é tão importante esse tipo de ação, já que contribui para o diagnóstico precoce e permite acompanhamento imediato, antes que a doença se agrave. Nossa equipe se mobilizou para promover uma força-tarefa com um dia inteiro para fazer essa avaliação bucal e esperamos alcançar boa fatia da população”, destaca o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

O câncer de boca é o quinto mais comum entre homens e o nono entre mulheres no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Ainda segundo o instituto, cerca de 6 mil pessoas morrem por ano com esse diagnóstico.

Entre as principais causas do câncer bucal estão o fumo e o álcool. Fumantes e pessoas que consomem bebida alcoólica de forma excessiva têm mais possibilidades de desenvolver o câncer de boca, que são todos os tumores malignos que acometem lábios e cavidade oral, o que inclui amígdalas, bochechas, glândulas salivares, mucosas, gengivas, língua, palatos duro e mole e o assoalho da boca.

“A intenção neste Dia D é fazer o rastreamento de lesões. Caso detectado, a informação é inserida no sistema e a pessoa é referenciada para os CEOs (Centros de Especialidades Odontológicas), onde fará os procedimentos de biópsia e tratamentos necessários. Para tratamento odontológico regular, o munícipe pode procurar a unidade de saúde básica mais perto da sua casa”, explica a coordenadora de Saúde Bucal andreense, Cristiane da Costa.

CEOs - Santo André conta com duas unidades do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). O equipamento que fica no Centro recentemente mudou para a Rua Brás Cubas, 176, e foi adequado ao padrão do programa Qualisaúde, ampliando o serviço de seis para oito consultórios, aumentando assim a capacidade de atendimento em 66%.

O equipamento no bairro Santa Teresinha (Alameda Vieira de Carvalho, 170), possui capacidade de 1,2 mil procedimentos por mês. Os atendimentos nos dois locais são realizados mediante encaminhamento feito pelas unidades básicas de saúde.

Unidades de saúde que participam do Dia D nesta quinta-feira (14):

- Policlínica Centro - Rua Campos Sales, 575 - Centro
- Policlínica Parque João Ramalho - Rua Maragogipe, s/nº - Parque João Ramalho
- Policlínica Vila Helena - Avenida Andrade Neves, 1.082 - Vila Helena
- Policlínica Paraíso - Rua Juquiá, 256 - Bairro Paraíso
- Policlínica Campestre - Rua das Figueiras, 2.716 - Bairro Campestre
- Policlínica Humaitá - Rua Fernando de Mascarenhas, 191 - Vl. Humaitá
- Policlínica Jardim Bom Pastor - Rua José D'Angelo, 35 - Jardim Bom Pastor
- Policlínica Parque das Nações - Praça Waldemar Soares, s/nº - Parque das Nações
- Policlínica Parque Novo Oratório - Rua Tunisia, s/nº - Parque Novo Oratório
- Policlínica Vila Lucinda - Rua Caconde, s/nº - Vila Lucinda
- Policlínica Vila Palmares - Praça Áurea, 234 - Vila Palmares