25 JAN 2024
Exposição Desvio termina no sábado na Casa do Olhar Luiz Sacilotto
Mostra de obras do artista visual Renato Atuati tem entrada franca
Santo André, 25 de janeiro de 2024 - Termina no próximo sábado (27) a mostra Desvio, do artista visual Renato Atuati, que está em exibição na Casa do Olhar Luiz Sacilotto, em Santo André. A exposição pode ser conferida nesta sexta-feira (26), das 10h às 12h e das 13h às 17h, e no sábado, das 10h às 15h. A entrada é gratuita. O endereço é Rua Campos Sales, 414, no Centro.

Aberta à visitação desde 4 de novembro, Desvio apresenta trabalhos produzidos pelo artista de 2014 a 2023, como instalações, fotografias, vídeos e painéis gráficos impressos. São abordados temas e questões recorrentes em sua produção, que investigam aspectos dos espaços públicos urbanos, sua organização e seus conflitos na contemporaneidade. A curadoria é de Érica Burini.

Como sugere o nome da mostra, Renato Atuati utiliza de procedimentos artísticos de substituição, projeção e ocultamento para provocar reflexões sobre as formas de ocupação das cidades, os espaços públicos de lazer, a especulação imobiliária, a mobilidade e outros problemas relacionados aos territórios e suas dimensões na esfera pública urbana.

“A mostra é criada a partir de um olhar voltado para o lado de fora, da perspectiva da instituição, fugindo da ideia usual associada ao cubo branco, de neutralidade e transparência. O espaço expositivo não é mero suporte para os trabalhos, mas parte integrante deles”, afirma a curadora Érica Burini.

Renato Atuati é mestrando em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo e pós-graduado em Geografia, Cidade e Arquitetura pela Associação Escola da Cidade - Arquitetura e Urbanismo. Participou de mostras como a 9ª Mostra 3M de Arte no Largo da Batata (2019), Projeto Fachada do Espaço BREU (2020), 14ª Residência Red Bull Station (2017), Projeto Intervenção Piscina do Espaço Auroras (2021) e Luz Sobre os Meridianos na Universidade Torcuato Di Tella (2022).

Responsável pela curadoria da exposição, Érica Burini é curadora, historiadora da arte e pesquisadora. Formada em Artes Visuais e mestre em História da Arte pela Unicamp, realizou curadoria de exposições, escreveu textos críticos e editou catálogos. Entre seus trabalhos destacam-se: a curadoria de Experimento Levante (2023), individual de Cris Peres na Usina Energisa em João Pessoa (PB); Ai de Mim, que Sou Romântica (2023), individual de Bárbara Basseto na Galeria Luis Maluf (São Paulo), entre outras.

Serviço:
Mostra Desvio, individual de Renato Atuati | até 27/1/24
De terça a sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h, e sábados, das 10h às 15h
Local: Casa do Olhar Luiz Sacilotto
Endereço: Rua Campos Sales, 414 – Centro