30 JAN 2024
EMPREGO
Santo André lidera geração de empregos no ABC em 2023
Dados do Caged apontam saldo de 5.948 vagas criadas na cidade no ano passado
Santo André, 30 de janeiro de 2024 - Santo André é a cidade que mais gerou empregos no ABC em 2023. Segundo levantamento do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego nesta terça-feira (30), o município registrou saldo de 5.948 postos de trabalho com carteira assinada criados no ano passado.

“As ações realizadas pela Prefeitura de Santo André visando incentivar a atração de investimentos, a qualificação profissional e o empreendedorismo continuam dando frutos. Mais uma vez, a cidade se destaca como a maior geradora de empregos da região”, afirma o prefeito Paulo Serra.

O saldo é calculado tendo como base o número de admissões menos o de demissões. Em 2023, Santo André registrou 126.792 admissões, contra 120.844 desligamentos.

O setor de serviços foi o responsável pelo maior saldo do ano, tendo criado 5.275 vagas e sendo seguido pelo setor do comércio, que gerou 1.237 postos de trabalho com carteira assinada em 2023.

“Um conjunto de ações tem sido fundamental para atrair investimentos e obter esses bons números. São iniciativas pautadas em três pilares, que são a melhora do ambiente de negócios, o incentivo à competitividade das empresas e o fomento de uma cultura de inovação, qualificação e empreendedorismo. O desempenho no Caged nos deixa inspirados e motivados para termos a mesma performance, ou ainda melhor, nesse ano de 2024”, diz o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.

As mulheres representaram o maior número de contratações no ano passado, ainda segundo o Caged. Em 2023, do saldo de 5.948 postos de trabalho criados em Santo André, 3.523 foram ocupados por mulheres e 2.426 por homens. O maior volume de contratações foi registrado entre os trabalhadores com ensino médio completo, resultando em um saldo de 5.929 ocupações nesse nível de escolaridade. Os jovens, com idade entre 18 e 24 anos, foram responsáveis por um saldo de 5.514 vagas na análise por faixa etária.

Os meses de outubro e novembro foram os campões de admissões em Santo André, com 11.309 e 11.853 contratações, respectivamente. Os saldos nesses dois meses foram os maiores do ano, ficando em 1.913 vagas em outubro e 1.956 empregos criados em novembro.

Brasil - Na análise do comportamento do mercado de trabalho no território nacional, os dados do Caged demonstram que, no acumulado do ano de 2023 o saldo foi de 1.483.598 postos de trabalho, resultado de 23.257.812 admissões e 21.774.214 desligamentos.

Assim como em Santo André, o maior crescimento do emprego formal foi registrado no setor de serviços, com um saldo de 886.256 postos de trabalho criados. O segundo maior crescimento do emprego formal ocorreu no setor de comércio, com um saldo de 276.528 postos de trabalho.

| Texto: Paola Zanei
| Fotos: Alex Cavanha/PSA