29 FEV 2024
Educação de Santo André capacita professores para aulas de robótica em 2024
Profissionais seguem se atualizando para oferecer um ensino cada vez mais tecnológico e desafiador na rede municipal
Santo André, 28 de fevereiro de 2024 - Desde abril de 2022, as aulas de robótica na rede municipal de Santo André beneficiam 10 mil alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e têm o objetivo de reforçar o compromisso de oferecer uma educação inovadora e de qualidade.  A fim de reforçar o conhecimento dos docentes e assistentes pedagógicos, mais de 500 profissionais da rede municipal estão em processo de capacitação para ampliar suas habilidades para serem aplicadas nas aulas de robótica em 2024.

Para o secretário de Educação de Santo André, Almir Cicote, trata-se de uma iniciativa fundamental. “Ao pensar a educação para uma nova geração, é essencial construí-la tendo em mente uma visão de um mundo cada vez mais conectado. As aulas de robótica são um exemplo desse modelo educacional que prepara as crianças para os desafios futuros. Elas abordam não apenas programação e a matemática, mas também habilidades sociais essenciais para o crescimento das crianças”.

Os encontros, que ocorreram desde o dia 19 até esta quarta-feira (28), foram elogiados pelos participantes, como a professora Carolina Mareti André, que ministra aulas na Emeief Profº João de Barros Pinto. “Nestes dois dias de treinamento construindo  diversos protótipos, seguindo o passo a passo com uma equipe bem preparada que nos deu total apoio. Recomendo muito esse aprendizado”.

Com a capacitação, os professores de 64 Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) estão habilitados a conduzir uma metodologia que conta com kits educacionais, materiais paradidáticos individuais, apostilas de atividades e tablets com apps exclusivos, plataforma para auxílio de montagem e automação de protótipos.

Em sala de aula, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades e competências valiosas para o seu desenvolvimento integral. Além disso, a robótica educacional possibilita a aplicação prática de conhecimentos teóricos de diferentes matérias, por meio da forma multidisciplinar, tornando o aprendizado mais atrativo e significativo.

Vale destacar que o programa de robótica educacional de Santo André é alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e utiliza blocos de montagem com um conjunto de componentes eletrônicos programáveis, que são controlados por meio de um software.

Autor: Caroline Terzi