29 FEV 2024
SEMASA
Santo André abre inscrições para eleição do Comitê Municipal de Educação Ambiental
Grupo tem como principal atribuição discutir e propor temas para a educação ambiental municipal
Santo André, 29 de fevereiro de 2024 - O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu processo para escolha dos integrantes do Comitê Municipal de Educação Ambiental. O objetivo é discutir e potencializar as ações de educação e sensibilização ambiental no município. As inscrições para as entidades interessadas podem ser realizadas até 21 de março.

O comitê também contribuirá para a elaboração e revisão do Plano Municipal de Educação Ambiental; organização de eventos periódicos sobre o tema; coordenação e elaboração de diagnósticos socioambientais; e promoção à integração entre áreas urbanas e de mananciais no município.

"A Política Municipal de Educação Ambiental de Santo André representa um avanço significativo na gestão ambiental, ao estabelecer diretrizes para ações educativas formais e informais em prol da sustentabilidade. O Comitê é peça-chave nesse processo, garantindo sua implementação, monitoramento e avaliação. O processo fortalece essa política pública, promovendo a participação da população e considerando a diversidade de necessidades do território andreense”, comenta a gerente de Educação e Mobilização Ambiental da autarquia, Elaine Cristina da Silva Colin.

O grupo será composto por 26 membros, divididos entre representantes do poder público e da sociedade civil. Dos representantes da sociedade civil, quatro serão indicados por conselhos municipais, enquanto as outras nove vagas serão preenchidas pela eleição.

Para o processo eleitoral em questão, as vagas estão distribuídas da seguinte forma:

a) dois representantes de instituições de ensino superior ou técnico com sede ou atuação em Santo André;
b) dois representantes de movimentos sociais;
c) três representantes de Organizações Não Governamentais – ONG ou OSCIPs ambientalistas com sede ou atuação em Santo André;
d) um representante das instituições particulares de ensino de Santo André;
e) um representante do setor privado, institutos ou fundações que realizem ações sociais com enfoque ambiental.

As inscrições para os interessados em concorrer estão abertas até 21/3/2024, e podem ser realizadas eletronicamente pelo site do Semasa ou presencialmente, mediante agendamento prévio junto à Secretaria Executiva do Comugesan (Conselho Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André).

O edital completo está disponível no portal da autarquia (www.semasa.sp.gov.br) e outras informações também podem ser obtidas pelo telefone 4433-9059.

Cronograma previsto:
• Inscrições: 21/2 a 21/3/2024