03 ABR 2024
Santo André realiza Caminhada de Conscientização do Autismo no domingo
Concentração começa às 9h no Paço Municipal com atividades de lazer, oficinas e espaço de acolhimento para pessoas com TEA
Santo André, 3 de abril de 2024 - Neste domingo (7), o espelho d’água no Paço Municipal de Santo André será o ponto de partida para a VI Caminhada do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que traz o tema “Valorize as Capacidades e Respeite os Limites”. A concentração começa às 9h, com saída prevista para as 9h30.

“A Caminhada é um momento muito importante, não só para a integração das famílias, mas principalmente para dar visibilidade e promover a conscientização da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O tema escolhido este ano ajuda a passar a mensagem que precisa ser transmitida com urgência nesse dia mundial de conscientização. A de que a valorização das capacidades aliada com o respeito aos limites de cada pessoa com TEA pode ser a chave para uma vida com mais qualidade e cheia de realizações para todos”, diz a secretária da Pessoa com Deficiência, Valéria Romera Marcelino.

Durante a concentração, os participantes com TEA, familiares e amigos, vão poder contar com oficinas lúdicas, sensoriais, educativas, espaço de acolhimento e DJ.

A caminhada tem previsão de duração de cerca de 45 minutos, mas diferentemente das edições anteriores, o percurso não termina no estacionamento da prefeitura, mas completa a volta no Paço, até chegar novamente no espelho d’água, onde acontecem as atividades de lazer do Domingo no Paço, como jogos esportivos, slackline, jogos de arremesso, triciclos e brincadeiras diversas com monitores das 10h às 17h.

A caminhada, que faz parte da programação de aniversário da cidade, é uma realização da Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência, com apoio do Comdef (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência), e vai contar com a presença da Casa da Esperança, clínicas Méthodo, Clia, Totalité, Clínica Abc da Aba, Aba Vili e Sphera.

Dia Mundial – O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado no dia 2 de abril desde 2007 pela Organização das Nações Unidas. Nesta terça-feira (2) Santo André participou de atividade promovida pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) na  Estação Tatuapé em alusão a data, levando o circuito de atividades físicas realizadas na oficina oferecida para pessoas com TEA, e com outras deficiências, no Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD).

O espaço, inaugurado em setembro do ano passado, foi pensado e construído para acolher, orientar, socializar e promover atividades que possibilitem uma melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência e também de familiares e cuidadores.

A ação contou também com apresentação da jovem pianista autista Alessandra Kelly, que faz parte do Grupão Especial Cia. de Arte e Teatro, coletivo artístico formado por 15 PCDs. Apesar de ser independente, o grupo tem o apoio da Secretaria de Educação de Campo Limpo Paulista e da Apae do município.

| Texto: Paola Zanei
| Fotos: Helber Aggio/PSA