Santo André, 11 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do programa Composta Santo André, abre vagas para o curso de extensão em agroecologia. A formação é totalmente gratuita, ocorrerá de abril a dezembro, e é especialmente voltada aos agricultores urbanos que atuam na cidade, também conhecidos como hortelões. Haverá certificado para os participantes, já que a atividade ocorre em parceria com a Escola de Ouro Andreense.
A formação terá encontros mensais teóricos e práticos, sempre das 14h às 17h, sendo que as aulas teóricas ocorrem no Auditório do Semasa (Avenida José Caballero, 143 - Centro). O conteúdo programático foi preparado pelo engenheiro agrônomo Rui Signori e vai percorrer as mais diversas áreas da agricultura agroecológica, como tipos de culturas e solos, plantio, adubação, comercialização, manejo de doenças e pragas, entre outros. Os detalhes por aula estão disponíveis no site da autarquia, no link
https://bit.ly/3PWoBWc.
As inscrições serão feitas de forma on-line, pelo endereço
https://bit.ly/capacitacaoagroecologica até dia 24 de abril (quarta-feira). A primeira aula acontece dia 26 de abril (sexta-feira). O curso integra as ações realizadas pela autarquia e pelo Núcleo de Inovação Social da Prefeitura voltadas para a implementação de uma política municipal de agricultura urbana e periurbana.
Recentemente, o Semasa concluiu o levantamento sobre os hortelões da cidade e os dados estão em fase de análise. A expectativa é lançar um livro sobre a pesquisa ainda neste semestre. Também em 2024, a autarquia prevê lançar outras iniciativas de fomento à construção desta política pública, além de ampliar as ações do programa Composta Santo André para outras frentes de atuação, contribuindo para a redução dos resíduos úmidos que chegam ao Aterro Sanitário Municipal com vistas à sensibilização ambiental.