30 ABR 2024
INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE
Santo André celebra Dia Nacional de Libras
Data tem como principal objetivo a promoção da inclusão e acessibilidade por meio da Libras
Santo André, 29 de abril de 2024 - Em celebração ao Dia Nacional da Libras, comemorado em 24 de abril, a Secretaria da Pessoa com Deficiência e a Secretaria de Educação, em parceria com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, promoveram duas palestras sobre o tema. A iniciativa tem como objetivo a promoção da inclusão e acessibilidade por meio da Libras.
O doutor em Educação Especial, Luiz Renato Martins, abordou os 22 anos da Lei de Libras no Brasil, e o instrutor de Libras, Danilo da Silva Santos, participou com um breve relato de vida.
Segundo a secretária da Pessoa com Deficiência, Valéria Romera Marcelino, o evento teve como objetivo trazer um pouco mais de informação sobre a comunidade surda e sobre a Lingua que é fundamental para a inclusão dos surdos.
"A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é fundamental para a comunicação e inclusão das pessoas surdas. Com a Libras, a comunidade surda pode compartilhar ideias, sentimentos, emoções e mensagens. Assim, a língua de sinais é essencial para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos surdos, contribuindo para a construção de sua identidade e cidadania", destaca a Secretária da Pessoa com Deficiência, Valéria Romera Marcelino.

Texto: Daniele Vieira
Foto: Alex Cavanha